Início / Agenda / Navigator reúne produtores florestais em Vendas Novas para debater incentivos e produtividade

Navigator reúne produtores florestais em Vendas Novas para debater incentivos e produtividade

“Incentivos e produtividade florestal” é o tema que, no próximo dia 21 de Junho, vai reunir, em Vendas Novas, mais de uma centena de produtores e proprietários florestais, fornecedores de madeira e biomassa, poder local, instituições públicas, prestadores de serviços, associações e indústria, no Encontro de Produtores Florestais.

Durante este terceiro encontro, promovido pela The Navigator Company, serão discutidos diversos temas relevantes para o sector, da inovação tecnológica às ferramentas de monitorização e aos apoios aos produtores florestais, como o Programa Premium da Navigator, criado em 2018, em parceria com o Instituto RAIZ (Laboratório de R&D detido pela The Navigator Company, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior de Agronomia), e que já acompanhou cerca de 400 proprietários florestais e permitiu intervencionar aproximadamente 7 mil hectares.

“Para os produtores florestais, esta também será uma oportunidade para conhecer a Agenda Mobilizadora Transform, criada para apoiar a transformação digital das cadeias de valor florestais”, refere a Navigator  em nota de imprensa.

Redução do risco de incêndio

O consórcio desta agenda, constituído por 58 entidades, entre elas a Navigator, pretende incutir algumas evoluções estruturais na cadeia de valor da floresta, com vista a uma melhor gestão florestal e redução do risco de incêndio, valorização do território e, entre outros objectivos, introdução de práticas de economia circular nas indústrias florestais, adianta a mesma nota.

O encontro contará, ainda, com intervenções sobre a gestão e desenvolvimento das florestas, como a conservação do solo e a utilização dos resíduos de fábrica. A fechar a manhã do evento, serão discutidos “Que caminhos para a concretização da estratégia florestal nacional?”, através de uma mesa-redonda que vai juntar Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve e ex-secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Pedro Santos, director geral da Consulai, Marta Souto Barreiros, directora da Associação dos Produtores Florestais de Coruche, e Carlos Fonseca, director científico e tecnológico do CoLAB ForestWISE.

A sessão de encerramento estará a cargo de António Redondo, CEO da The Navigator Company.

Visita de campo na Herdade de Espirra

O Encontro Produtores Florestais termina, da parte da tarde, com uma visita de campo aos viveiros da Herdade de Espirra – o maior dos viveiros Aliança, com uma capacidade de produção superior a 12 milhões de plantas —, em Pegões, dedicado à produção de plantas clonais de Eucalyptus globulus de grande qualidade (categoria máxima de certificação – testada), resultado de um programa de melhoramento genético com mais de três décadas, conduzido pelo RAIZ.

Para além do eucalipto, nos viveiros são também produzidas muitas outras espécies de árvores e arbustos, nomeadamente mais de 20 espécies de plantas florestais, 100 ornamentais e, ainda, 5 variedades de oliveira. Grande parte destas espécies é utilizada em jardins, mas algumas destas plantas têm expressivo interesse na conservação da biodiversidade, recuperação e protecção de espaços, realça a mesma nota.

E adianta que “enquanto empresa de base florestal, a The Navigator Company desenvolve um esforço de valorização da floresta portuguesa e de promoção da gestão florestal sustentável, através de iniciativas de proximidade e na partilha de conhecimento com milhares de produtores florestais, de aconselhamento técnico, de formação em temas de silvicultura, certificação ou, entre outras, de segurança das operações”.

Projecto Produtores Florestais

O projecto Produtores Florestais “é um exemplo desta relação de proximidade da empresa com o mundo rural, inserindo-se na sua estratégia de criação de impacto positivo na sociedade. No ano passado, o investimento directo da Navigator na cadeia de valor florestal ascendeu a cerca de 210 milhões de euros em todo o território nacional”, frisa a mesma nota.

A “promoção da produtividade, resiliência e sustentabilidade da floresta nacional estão entre as prioridades da companhia, num caminho que pretende envolver os agentes do sector, contribuindo para o desenvolvimento do mundo rural, a transferência de conhecimento e o fortalecimento da relevância económica, social e ambiental da floresta”, diz ainda a Navigator.

Programa

09h30 – Chegada convidados e credenciação, com welcome coffee

10h00 – Boas-vindas: João Lé (Administrador Florestal The Navigator Company)

10h10 – Angariação florestal na Navigator: Francisco Vaz (The Navigator Company)

10h20 – Como o Programa Premium da Navigator apoia os Produtores Florestais: Susana Morais (The Navigator Company)

10h30 – Introdução Agenda Transform: José Luís Carvalho (The Navigator Company)

10h35 – Conservação do solo e utilização dos resíduos de fábrica: Mário Carvalho (Universidade de Évora)

10h50 – Bioma do solo – adubação orgânica e práticas para a sua preservação e melhoria: João Caço (Hubel Verde)

11h05 – Monitorização com recurso a imagens de satélite: Mário Caetano (Direcção Geral do Território)

11h20 – Coffee break

11h40 – Mesa-redonda: “Que caminhos para a concretização da estratégia florestal nacional?”: Miguel Freitas (Universidade do Algarve); Pedro Santos (Consulai); Marta Souto Barreiros (APFC – Associação dos Produtores Florestais de Coruche); Carlos Fonseca (CoLAB ForestWISE).

13h00 – Encerramento: António Redondo (CEO The Navigator Company)

13h20 – Almoço volante

Tarde: Visita de campo

15h30 – Visita Viveiros Herdade de Espirra

17h30 – Ending coffee com encerramento informal

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.