Início / Agricultura / Espanha. Abacate valenciano já pode ser consumido durante todo o ano

Espanha. Abacate valenciano já pode ser consumido durante todo o ano

A Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA) e a Associação de Produtores de Abacate (Asoproa) anunciaram hoje, 3 de Dezembro, num evento promocional do abacate valenciano realizado na Marina de Valência, que este produto local já pode ser consumido durante todo o ano, já que as diferentes variedades cultivadas no território (hass, fuerte, lamb hass, reed, bacon e maluma) cobrem todo o calendário anual.

O evento enquadra-se na campanha Molt de Gust, promovida pela Conselleria de Agricultura, que visa promover o posicionamento comercial e o consumo de produtos ecológicos e de qualidade diferenciada da Comunidade Valenciana e fazer deles referências de proximidade, bem como proteger o património dos seus produtores e promover uma cozinha baseada em produtos e histórias.

A Comunidade Valenciana conta já com 2.800 hectares plantados e o abacate valenciano “está a ganhar destaque nos mercados europeus devido ao valor acrescentado que oferece do ponto de vista da proximidade, segurança alimentar e respeito pelo meio ambiente”, refere um comunicado conjunto das duas associações.

Sob o lema “Abacate de Valência, o mais sustentável do Mundo”, os representantes da AVA-ASAJA e da Asoproa recordaram que o seu abacate “cumpre todos os rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pela União Europeia, a mais exigente do Mundo e, devido à sua proximidade com a Europa, tem uma pegada de carbono menor não só no cultivo, mas também no transporte. Além disso, quase não consome a mesma quantidade de água que os cítricos”.

O secretário autonómico de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Roger Llanes, destacou “o valor em termos promocionais para fomentar o consumo de produtos valencianos que têm iniciativas como a que está sendo realizada hoje graças à colaboração estabelecida entre o Ministério da Agricultura, AVA-ASAJA e Asoproa. O abacate produzido na nossa terra tem uma série de características diferenciais que o tornam especialmente atractivo e que é necessário dar a conhecer ao público para que o possa apreciar”. “Além disso, estamos a falar de um produto valenciano, local, sazonal e muito mais benéfico para o meio ambiente”, acrescentou.

“Centenas de participantes fascinados por este ‘superalimento’ da moda puderam provar esta manhã o abacate valenciano e conhecer as características que o diferenciam das produções estrangeiras através de uma mesa redonda, degustações e um show cooking realizado por chefs do Mediterráneo Culinary Center, tudo animado com jazz ao vivo”, adianta o mesmo comunicado.

O evento foi patrocinado pelos Viveros Brokaw, Alcoaxarquía Levante, Cabesan, Caixa Popular, Naranjas y frutas.com, Vermouth Vittore, Corretora de Seguros Garroferals e Agromas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 23 a 29 Janeiro 2023

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Na semana em análise as cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.