Início / Agenda / Edição de 2022 do Balanço de Campanha da Pêra realiza-se a 13 de Dezembro nas Caldas da Rainha

Edição de 2022 do Balanço de Campanha da Pêra realiza-se a 13 de Dezembro nas Caldas da Rainha

O COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional vai realizar mais um Balanço de Campanha da Pêra, no dia 13 de Dezembro de 2022, no auditório pequeno do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.

Para esta edição, para além dos resultados da campanha da pêra serão apresentados os resultados dos Grupos Operacionais ProtecEstenfilio e Fire4Cast. Esta iniciativa conta com o apoio da Sipcam.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, aqui. Programa aqui.

ProtecEstenfilio

O Grupo Operacional ProtecEstenfilio dedica-se a estudar a evolução da estenfiliose na cultura da pereira ‘Rocha’ e aplicar um conjunto de práticas que permitam minimizar o impacto da doença, com base na utilização optimizada dos recursos (água, fertilização, agentes de controle biológico e fungicidas).

Tem como objectivos:

  • Avaliação do status quo do pomar e a incidência de estenfiliose. A avaliação das práticas culturais efectuadas pelos diferentes produtores nos últimos 5 anos, com recurso a inquéritos, a avaliação da flora existente nos pomares e o acompanhamento dos pomares durante o período de execução do projecto contribuirá para se estabelecerem possíveis relações entre as práticas culturais e a incidência da doença.
  • Optimização dos meios de luta química: realização de ensaios de eficácia biológica de fungicidas e biofungicidas in vitro e/ou in vivo utilizando uma selecção caracterizada de isolados patogénicos com diferentes virulências e selecção dos mais eficazes; instalação de ensaios de campo com os fungicidas e biofungicidas que demonstraram maior eficácia e avaliação de diferentes épocas de aplicação.
  • Optimização de meios de luta cultural: Procurar-se-á analisar a eficiência de diferentes práticas fitotécnicas na redução da manutenção e viabilidade do inóculo no pomar, nomeadamente desenvolver um equipamento agrícola para a remoção dos frutos e folhas infectados do pomar.

Fire4Cast

O Grupo Operacional Fire4Cast tem como objectivo principal criar um modelo epidemiológico de previsão capaz de melhorar a protecção dos pomares de Pêra Rocha à doença do Fogo Bacteriano.

Pretende gerar um modelo de previsão epidemiológico para controlo precoce e eficiente, aplicando tecnologias inovadoras e de precisão no sector agroalimentar para obter o controlo eficaz da doença do Fogo bacteriano e uma gestão dos tratamentos fitossanitários, com redução de custos e de resíduos de pesticidas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.