Início / Featured / Descoberto novo comportamento de limpeza entre peixes da espécie ameaçada bordalo

Descoberto novo comportamento de limpeza entre peixes da espécie ameaçada bordalo

O bordalo (Squalius alburnoides) é uma espécie endémica ameaçada da Península Ibérica. Uma equipa do MARE, CIBIO-BIOPOLIS e INESC-TEC, a trabalhar a partir do Departamento de Paisagem Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora, descobriu e relatou em artigo científico, publicado na revista científica “Journal of Fish Biology”, as primeiras observações de comportamento de limpeza entre peixes desta espécie. Esta descoberta foi realizada na Bacia do Rio Guadiana através de registos de vídeo subaquático em pegos, que são zonas de água permanente em rios temporários.

Segundo nota de imprensa enviada pela Universidade de Évora, os investigadores descobriram que alguns bordalos solicitam limpeza adoptando para tal, uma posição imóvel conhecida como ‘pose’, que imediatamente induz aproximação e resposta de limpeza por parte de alguns membros da mesma espécie.

“Este estudo expande a muito curta lista de peixes de água doce com hábitos colaborativos de limpeza dentro da mesma espécie” frisam os investigadores, sendo este tipo de comportamento colaborativo “particularmente importante para uma espécie ameaçada como é este bordalo, particularmente quando enfrenta perturbações sazonais muito fortes”.

No estudo refere-se que “as perturbações como as reduções da água disponível e as temperaturas muito elevadas têm tendência a tornar-se cada vez mais marcantes no contexto das alterações climáticas que enfrentamos”.

Para além de ampliar a lista de espécies de peixes de água doce que se comportam como limpadores e simultaneamente se beneficiam desses comportamentos, o estudo agora divulgado, “contribui para preencher uma lacuna no conhecimento da ecologia comportamental dos peixes de água doce, enfatizando a importância do comportamento positivo mútuo dentro de uma espécie ameaçada, particularmente quando enfrenta perturbações sazonais, acrescenta a mesma nota.

Pode ler o artigo publicado na revista científica “Journal of Fish Biology” aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.