Início / Agricultura / Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 29 de Janeiro a 4 Fevereiro 2024

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 29 de Janeiro a 4 Fevereiro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg), do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), do peru vivo (de 14 a 15 kg) e do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura foi relativamente animada, tendo esta última baixado um pouco na semana passada. No final desta semana a procura melhorou ligeiramente com o início do mês de fevereiro. As cotações não registaram quaisquer alterações em relação à semana passada.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. Completa estabilidade de cotações, quer no mercado de produção, quer no mercado grossista.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos de gaiola na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados (ovotermo) da classe de peso L voltaram a descer em relação à semana anterior, respectivamente -3 cêntimos / kg e -4 cêntimos / dúzia. A cotação média nacional dos ovos classificados e embalados da classe de peso M manteve-se estável.

Na Beira Litoral a oferta foi relativamente fraca na área de mercado de Dão-Lafões e média no Litoral Centro. A procura foi relativamente fraca em Dão-Lafões e média no Litoral Centro. Relativamente às cotações +freq. dos ovos de gaiola registou-se apenas uma redução dos ovos na produção (-5 cêntimos / kg). Na área de mercado da Beira Litoral, os ovos de solo e de ar livre classificados voltaram a pautar-se pela descida (-5 cêntimos / dúzia); a oferta foi média e a procura relativamente fraca.

No Ribatejo e Oeste a oferta e a procura foram médias e equilibradas. No que se refere às cotações +freq. deu-se uma descida dos ovos de gaiola na produção (-5 cêntimos / kg) e dos ovos classificados das classes de peso, S embalado, M em cartão, L embalado e XL em cartão e embalado (-10 cêntimos / dúzia). Os ovos de solo e de ar livre classificados também sofreram um decréscimo (-5 cêntimos / dúzia).

Nota: Iniciou-se na semana 04 de 2021 a recolha de cotações dos ovos de solo (classes de peso M e L) e dos ovos de ar livre (classe M/L), pelo que os ovos que se acompanhavam até esta altura passaram a designar-se ovos de gaiola. As áreas de mercado para os novos produtos são Beira Litoral Gr. e Ribatejo e Oeste Gr.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eurodeputados portugueses e espanhóis juntos na defesa do regadio em Bruxelas

Partilhar              Eurodeputados portugueses e espanhóis, reunidos no 3º Congresso Ibérico do Milho, concordaram que “o regadio …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.