Início / Agricultura / Conversas de Agricultura. FNA 23 recebeu 32 acções de debate

Conversas de Agricultura. FNA 23 recebeu 32 acções de debate

A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo realizou-se no CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 3 a 11 de Junho, tendo como tema central o ovo e promovendo as habituais ‘Conversas de Agricultura’ e vários encontros de debate.

No âmbito do Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura”, a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente, estiveram sempre na ordem do dia, “em debates de grande valia técnica e bastantes apreciados pelos participantes”, refere a organização da Feira, a cargo do CNEMA.

A FNA 23 recebeu 32 acções que decorreram nos dias úteis entre Seminários e Encontros Empresariais destacando-se a Conferência Global de Avicultura (7 Junho), Aplicação do PEPAC — Plano Estratégico da Política Agrícola Comum em 2023 (7 Junho) ou a 10ª Conferência de Jovens Agricultores (5 Junho) durante a qual foi lançado o 10º Concurso de Jovens Agricultores.

Realce ainda para a apresentação do estudo de opinião dos portugueses sobre a agricultura nacional realizado pela Universidade Católica a pedido da CAP – Confederação dos agricultores de Portugal e no qual 67% dão nota negativa à actuação do governo.

Exposição de maquinaria

Por outro lado, a exposição de maquinaria e equipamentos voltou a ser um dos pontos fulcrais da feira com uma mostra que exibiu as últimas novidades do mercado numa “demonstração de um sector inovador, sofisticado e com a utilização de muita tecnologia, que expôs máquinas de grande e pequeno porte, tractores e alfaias para todo o tipo de culturas e utilizações”, refere a organização.

E adianta que a presença das principais marcas de máquinas e equipamentos atraiu visitantes de todos os pontos do País e “foram efectuados muitos contactos e estabelecidos bastantes negócios. De realçar o empenho dos expositores na apresentação dos espaços, que muito contribuiu para o sucesso desta área”.

Exposição institucional

Durante a FNA 23, a Nave B teve patente uma mostra de organizações do sector como associações e instituições. Neste espaço, os visitantes puderam conhecer algumas das empresas de referência que actuam neste mercado e que têm preocupações ambientais, procuram o respeito pela natureza e apostam em projectos cada vez mais sustentáveis, como é exemplo a Agenda Mobilizadora InsectERA, que tem como objectivo a utilização de insectos como fonte nutricional alternativa e desenvolvimento de matérias-primas.

Paralelamente à FNA, decorreu a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém – iniciativa que teve como intuito promover contactos e negócios com as empresas da região.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Prio inaugura serviço de transporte de biocombustível por comboio no Porto de Aveiro

Partilhar              A energética portuguesa Prio anuncia o início de novo serviço regular de distribuição de biocombustível, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.