A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo chega ao fim hoje, 11 de Junho, e estará de volta ao CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 8 a 16 de Junho de 2024. “Uma montra da actual dinâmica da agricultura portuguesa e uma afirmação das suas raízes ribatejanas. O evento atraiu visitantes de todos os pontos do País, que reconhecem a feira como o maior certame agrícola nacional”.
“A realização da FNA 23 só foi possível devido ao apoio de patrocinadores, empresas e visitantes presentes em mais uma edição da Feira Nacional de Agricultura e que sempre demonstram confiança nesta grande feira e no sector agrícola”, salienta a organização do certame, a cargo do CNEMA, liderado pela CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal — e que tem também como accionistas a Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e o Ministério da Agricultura.
Ovo, o tema central
E acrescenta que “a escolha do ovo como tema central da FNA foi um sucesso e do agrado de expositores e visitantes”. Na entrada principal do recinto esteve patente “Eggcident, uma intervenção artística de Henk Hofstra – artista plástico holandês — com ovos estrelados gigantes cujo intuito foi “chamar a atenção dos visitantes para a problemática das alterações climáticas, questão relevante para a agricultura, indústria, turismo e transversal a todos os sectores da sociedade”.
Nos Claustros, sob a responsabilidade da ANAPO — Associação Nacional do Avicultores Produtores de Ovos, esteve patente uma exposição de empresas ligadas ao ovo, desde a produção, transformação e distribuição e que dinamizaram actividades relacionadas com o sector. Este espaço contou com uma decoração própria alusiva ao tema da feira, acções de showcooking, palestras e apresentações de produtos inovadores destinados ao consumidor.
Agricultura e Mar