Início / Agricultura / Condições climatéricas muito favoráveis para as pastagens e culturas forrageiras

Condições climatéricas muito favoráveis para as pastagens e culturas forrageiras

A disponibilidade de água nos solos e as temperaturas relativamente amenas foram muito favoráveis para o desenvolvimento dos prados e culturas forrageiras, que no final de Abril se apresentavam ainda com muita massa
verde.

Segundo as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de Abril, a alimentação dos efectivos pecuários explorados em regime extensivo mantém-se em pastoreio pleno, sem necessidade de suplementação com alimentos conservados.

Abril muito chuvoso

Refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Maio de 2018 do INE que o mês de Abril caracterizou-se, em termos meteorológicos, como muito chuvoso.

De facto, e principalmente na primeira quinzena, explicam os técnicos do INE, os valores de precipitação foram bastante superiores à normal, contribuindo para um valor mensal (121 mm) cerca de 50% acima da média do período 1971-2000.

Já quanto à temperatura, o mês classificou-se como normal, tendo a temperatura média do ar (13,2ºC) registado uma anomalia positiva de apenas 0,1ºC face à média do período 1971-2000.

Trabalhos agrícolas dificultados

Estas condições meteorológicas “favoreceram a reposição dos níveis normais dos lençóis freáticos e estimularam o desenvolvimento vegetativo da maioria das culturas instaladas. No entanto, dificultaram o normal desenrolar dos trabalhos agrícolas da época, nomeadamente a instalação das culturas de Primavera/Verão, os cortes de culturas forrageiras para fenar e alguns tratamentos fitossanitários.

No final de Abril, o teor de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, registou uma diminuição em todo o território, face ao final do mês anterior.

Os valores de água no solo são superiores a 80% nas regiões do Norte e Centro, sem, no entanto, se verificarem situações de saturação. No Baixo Alentejo já se observam valores inferiores a 60%.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.