Início / Agricultura / Combate aos fogos rurais. Governo lança Construção de Aldeias Resilientes – Firewise

Combate aos fogos rurais. Governo lança Construção de Aldeias Resilientes – Firewise

O Governo quer envolver os estrangeiros residentes em Portugal e o sector hoteleiro na luta contra os fogos rurais. Assim, no âmbito do “Programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, realiza-se, nos próximos dias 23 a 25 de Junho, em Monchique, e 28 a 29 de Junho, na Lousã, o projecto piloto “Construção de Aldeias Resilientes – Firewise”.

Com o objectivo de reforçar o desenvolvimento de medidas de prevenção e de auto-protecção vão ser desenvolvidos dois workshops operacionais e dois seminários junto de comunidades inseridas em municípios com elevada população estrangeira residente e empreendimentos turísticos, em Monchique e na Lousã.

“Respondendo aos diagnósticos existentes esta é uma oportunidade para calibrar as iniciativas nacionais com outras experiências internacionais”, diz um comunicado da Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Acções ministradas por especialistas internacionais

A iniciativa faz parte do programa de intercâmbio de conhecimento promovido pela Estrutura de Missão para a Gestão integrada de Fogos Rurais.

As acções vão ser ministradas por duas especialistas internacionais, Val Charlton e Tessa Oliver, da Landworks, organização sediada na África do Sul. No terreno serão feitas sessões de formação de formadores e exercícios de aplicação prática segundo os princípios de firewise (comunidades adaptadas ao fogo), que têm vindo a ser testados e aplicados desde a África do Sul, ao Chile ou Indonésia, apenas para citar alguns exemplos.

Vários parceiros envolvidos

Ao longo dos dias estarão presentes os vários parceiros envolvidos, nomeadamente a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, a Câmara Municipal de Monchique e a Câmara Municipal da Lousã, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Safe Communities Portugal, a ADXTUR – Agência para o desenvolvimento turístico das Aldeias do Xisto, entre outros, bem como o presidente da Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, Tiago Martins de Oliveira.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Portugal Fresh promove produção nacional na Fruit Attraction Madrid com maior participação de sempre

Partilhar              A Portugal Fresh – Associação para a Promoção Associação para a Promoção das Frutas, Legumes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.