Início / Agricultura / Frutos / Frutos Frescos

Frutos Frescos

Projecto H2OptiDemo vai estudar uso eficiente da água em pomóideas e tomate de indústria

O projecto H2OptiDemo – Práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomóideas e tomate de indústria foi recentemente aprovado e já está em curso, com o financiamento da entidade promotora, a Fundação Calouste Gulbenkian. Este projecto, com a duração de um ano, pretende tirar partido das valências …

Ler mais »

“Fogo bacteriano” da pêra, maçã e marmelo: medidas de reforço ao combate da doença já estão em vigor

As regiões contaminadas com a bactéria Erwinia amylovora (Burr.) Winsl. et al., o agente causal da doença denominada por “fogo bacteriano”, vão ser listadas a partir de hoje, 18 de Dezembro de 2021. Trata-se de uma doença que afecta várias espécies vegetais, em particular da família das rosáceas, designadamente pereiras, …

Ler mais »

Produtora alemã de chocolate biológico e vegan procura fornecedores de morangos e frutos secos

Uma empresa alemã, especializada na produção de chocolate biológico e vegan, barras e doces, está à procura de fornecedores de matéria-prima para a produção dos seus chocolates, tais como cacau, cacau em pó, manteiga de cacau e grãos de café, frutas frescas (como morangos), frutos secos (como noz, avelã, amêndoa), …

Ler mais »

Como prevenir a mosca da maçã? Saiba tudo no Plano de Contingência da DGAV

A Rhagoletis pomonella, em Portugal vulgarmente designado por mosca da maçã, é uma “importante praga da maçã causando a sua presença elevados prejuízos directos, exigindo a adopção de várias e dispendiosas medidas de controlo para o seu combate, e podendo ainda inviabilizar a exportação de frutos para mercados em destinos …

Ler mais »

Psila dos citrinos. Veja todas as apresentações e o vídeo do Seminário Trioza eritreae promovido pela DRAP Algarve

O Seminário “Trioza erytreae”, organizado conjuntamente pela DRAP Algarve — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e pela DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, que ocorreu no passado dia 6 de Dezembro, no auditório da DRAP Algarve, já tem as apresentações disponíveis. Um evento que decorreu com …

Ler mais »

DRAP Algarve reúne mais de 100 participantes de todo o País para fazer ponto da situação da praga Trioza erytreae

A praga Trioza erytreae, vulgarmente conhecida por Psila Africana dos citrinos, por si só não é considerada problemática, uma vez que é de luta relativamente fácil, conjugando-se facilmente no combate a outros inimigos da cultura dos citrinos, como é o caso dos afídeos e da mineira dos citrinos. O maior …

Ler mais »

PEI-AGRI tem novo Focus Grupo para reduzir uso de pesticidas em pomóideas e prunóideas

A Rede Rural Nacional (RRN) informa que a Parceria Europeia da Inovação (PEI-AGRI) divulga o novo Focus Grupo #44: “Formas sustentáveis ​​de reduzir o uso de pesticidas em pomóideas e prunóideas”. A primeira reunião está marcada para os próximos dias 23 e 24 de Março de 2022, na qual a …

Ler mais »

Como prevenir a introdução da Aromia bungii no País? Saiba tudo no Plano de Contingência da praga que ataca o género Prunus

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de divulgar o Plano de Contingência da praga de quarentena prioritária Aromia bungii, que visa definir as acções para prevenir a introdução desta praga no território nacional, e estabelece as medidas fitossanitárias necessárias para a sua erradicação, no caso de ser …

Ler mais »