A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Madeira, através da Direcção Regional de Agricultura está a providenciar alimentação aos animais que foram afectados pelos incêndios. “Para tal muito contribuiu igualmente a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, que ofereceu 15 toneladas de fardos que foram transportados para a Madeira de forma gratuita graças ao apoio da Empresa de Navegação Madeirense”, diz um comunicado do Governo Regional.
“Importa sublinhar que, à semelhança do que aconteceu ontem, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas e o CARAM – Centro de Abate da Região Autónoma da Madeira têm várias equipas no terreno para recolha de animais afectados (vacas, porcos, ovelhas, etc.) enviando-os para a Estação Zootécnica”, acrescenta a mesma nota.
Os proprietários afectados, podem usar a linha de emergência criada para o efeito: 291201798/291201790.
Empresa de Navegação Madeirense
A Empresa de Navegação Madeirense é a mais antiga companhia marítima portuguesa, operando desde 1907. A companhia efectua a linha de transporte regular de mercadorias entre a Região Autónoma da Madeira e o continente, efectuando escalas nos portos Caniçal, Porto Santo, Lisboa e Leixões.
Depois de operar com 25 navios, ao longo dos tempos, em 2010 a frota moderniza-se com a aquisição do porta-contentores Funchalense V, a maior e mais moderna unidade de sempre. A aquisição deste novo porta-contentores por um armador insular, representa um passo muito positivo no actual contexto da marinha mercante portuguesa cada vez com menos navios e com os armadores a enfrentarem graves dificuldades.
Agricultura e Mar Actual