Início / Agricultura / BPI lidera na colocação em linhas de apoio à tesouraria na agricultura

BPI lidera na colocação em linhas de apoio à tesouraria na agricultura

O BPI lidera a colocação das principais linhas de apoio à tesouraria específicas do sector agrícola: Linha IFAP Curto Prazo e adiantamentos de subsídios à exploração IFAP/CAP.

Na Linha IFAP Curto Prazo, o banco alcançou uma quota de 72% do montante total de crédito enquadrado, entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2023. Este resultado reforça a liderança destacada do BPI nesta linha de financiamento, que regista consecutivamente, há mais de uma década, quotas de crédito superiores a 50% do montante total de crédito enquadrado, refere uma nota de imprensa do banco.

A Linha IFAP Curto Prazo permite o financiamento dos custos com as campanhas agrícolas (preparação dos terrenos, sementeiras, regas, colheitas, alimentação dos animais, entre outros) beneficiando de bonificação de 20% dos juros, atribuída pelo IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, e de prazos adequados ao ciclo de cultura/produção agrícola, silvícola e pecuária, explica a mesma nota.

O BPI lidera igualmente em número e montante total de adiantamento de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) em 2023, com uma quota de 63%. O BPI estabeleceu um protocolo com a Confederação dos Agricultores de Portugal que permite aos agricultores a antecipação, até 90%, do recebimento destas ajudas directas à produção agrícola.

Nos últimos 10 anos, o BPI financiou mais de 500 milhões de euros no total de cerca de 10.500 financiamentos, que beneficiaram perto de 2.000 clientes. “Este resultado reflecte o esforço que o BPI tem vindo a realizar na simplificação do processo de contratação das operações e o seu impacto na qualidade do serviço prestado ao cliente”, acrescenta a mesma nota.

Para além disso, “o BPI dispõe de outras soluções completas e diversificadas que se adequam às múltiplas necessidades das empresas agrícolas e agroindustriais. Dispõe ainda de equipas dedicadas de especialistas que têm como foco a apresentação de soluções de investimento, gestão de tesouraria, gestão do negócio internacional e cobertura de risco que melhor se adequam ao seu negócio”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto ATLIC. Candidaturas aos Laboratórios de Economia Azul terminam a 15 de Maio

Partilhar              O Projecto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities, liderado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.