Início / Agenda / Blue Design Alliance. Álvaro Sardinha apresenta desafios e oportunidades na Economia Azul sustentável

Blue Design Alliance. Álvaro Sardinha apresenta desafios e oportunidades na Economia Azul sustentável

Álvaro Sardinha, formador e consultor especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, fundador do Centro de Competências Economia Azul, apresenta “Desafios e Oportunidades na Economia Azul Sustentável”, conferência que integra as Water Design Views da Blue Design Alliance, que pretende clarificar conceitos e mapear desafios e oportunidades na Economia Azul, alicerçados na inovação, na sustentabilidade e em processos regenerativos. A participação é gratuita.

Inscrição

A conferência decorre no dia 28 de Junho, entre as 9 e as 13 horas na ESAD − Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos. Constitui um espaço de diálogo, com uma sessão de perguntas e respostas, aberta a todos os participantes. A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia, aqui.

O evento destina-se a interessados nas áreas de design, comunicação, arquitectura, engenharia, ciências, pesquisa e gestão pública e privada.

Economia Azul

Explica Álvaro Sardinha que aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água. Os mares e o oceano constituem forças económicas e são aliados fundamentais no combate às alterações climáticas. A Economia Azul é uma das principais soluções para o desenvolvimento sustentável e a perseveração do Planeta e da Humanidade.

E adianta que o Século XXI, conhecido como o Século Azul, representa uma oportunidade de crescimento, investimento, inovação e criação de emprego qualificado na área da economia em meios aquáticos e marinhos (oceano, mares, rios e lagos).

Com base no Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul, alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), com os Desafios para a Década do Oceano (UNESCO) e com a moldura ESG (Environmental, Social and Governance), a conferência constitui uma reflexão sobre a Economia Azul sustentável e regenerativa. Através da união dos meios aquáticos às regiões, à indústria e às pessoas, é possível alinhar interesses e conciliar expectativas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e para a preservação do planeta.

Blue Design Alliance

A Blue Design Alliance é um consórcio promovido pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

As Water Design Views constituem o ciclo de eventos da Blue Design Alliance. Considerando a água como grande campo de investigação, no qual se cruzam conceitos das áreas do design, arte e ciência, este ciclo pretende reunir autores, comunidades de investigação e práticas artísticas para se expandirem perspectivas de reflexão sobre os ecossistemas contemporâneos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Garland Logistics obtém Certificação IFS Logistics para armazenamento e transporte de bens alimentares

Partilhar              A Garland Logistics, empresa de logística do Grupo Garland, obteve a exigente certificação pelo Standard …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.