Início / Agricultura / Biond: sector da pasta, papel e cartão exporta mais do dobro que importa

Biond: sector da pasta, papel e cartão exporta mais do dobro que importa

O ano de 2023, para o sector da pasta, papel e cartão, foi marcado por um volume de exportações de 3.101 milhões de euros, de acordo com os mais recentes dados divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística. Por sua vez, o valor das importações, no mesmo ano, foi de 1.455 milhões de euros.

Estes dados revelam que o sector da pasta, papel e cartão “mantém um elevado saldo da balança comercial (ou seja, um maior volume de exportações relativamente às importações), sendo o valor das exportações 2.13 vezes superior ao das importações (mais do dobro)”, refere um comunicado de imprensa da Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal.

As exportações do sector da pasta, papel e cartão representaram 4% do valor total das exportações de bens em 2023

“O sector da pasta, papel e cartão continua, então, a ser determinante para o aligeirar da tradicionalmente negativa balança comercial de bens portuguesa”, avança o mesmo comunicado.

Para o director geral da Biond, Gonçalo Almeida Simões “estes números confirmam que somos, de forma consistente, uma bioindústria estratégica para Portugal. Um sector que exporta para 170 mercados internacionais, cria riqueza e emprego para o país. Um sector que faz de Portugal o maior produtor europeu de papel de escritório e o terceiro maior de pasta de papel”.

Gonçalo Almeida Simões sublinha ainda que o contributo positivo desta bioindústria não se limita a uma perspectiva económica. “Este sector, representado pela Biond, é referência em ambiente e energia, e está na linha da frente na defesa do clima, contribuindo, activamente, para a consolidação de uma economia circular e de baixo carbono,” afirma aquele responsável.

A Biond representa um conjunto de Associados — Altri, DS Smith, Renova e The Navigator Company — que constituem uma bioindústria sustentável, estratégica e inovadora”, refere ainda o comunicado.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.