Início / Agricultura / António Ventura. Protocolo Açores/Madeira na área agrícola visa implementar estratégias conjuntas

António Ventura. Protocolo Açores/Madeira na área agrícola visa implementar estratégias conjuntas

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, frisou hoje, 27 de Setembro, em Angra do Heroísmo a importância do protocolo de cooperação entre as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira no âmbito da agricultura, uma vez que este vai permitir tirar partido dos respectivos potenciais técnico e científico e implementar estratégias conjuntas e comuns.

António Ventura falava à margem da primeira visita dos técnicos da Direcção de Serviços de Desenvolvimento Pecuário da Madeira à melaria da Fruter, no âmbito do referido protocolo.

Segundo nota de imprensa do Executivo açoriano, o governante destacou as potencialidades do protocolo, especificamente no que diz respeito à avaliação para “a implementação de um sistema de identificação e circulação animal próprio às duas regiões autónomas”, assim como o compromisso de “criar uma certificação de bem-estar animal no âmbito da comercialização de bovinos entre as regiões autónomas”.

“Este protocolo quer promover acções que visem o desenvolvimento da agroprodução das duas regiões autónomas, desde o produtor primário ao consumidor final”, sublinhou.

“Pretende ainda tirar partido dos respectivos potenciais técnico e científico, estabelecendo sinergias para o desenvolvimento de projectos de interesse comum, nomeadamente nas áreas de investigação e experimentação aplicadas em veterinária, zootécnica, agricultura, saúde e bem-estar animal, subprodutos, apicultura, vitivinicultura, fruticultura subtropical, entre outros”, acrescentou.

António Ventura destacou ainda o compromisso de “fomentar a cooperação e logística nas áreas da “agricultura de precisão”, modo de produção biológico e produção integrada, bem como entre os respectivos laboratórios de analises agrícolas, de propagação de plantas, de veterinária e de segurança alimentar”.

O responsável pela pasta da agricultura frisou ainda a intenção de estimular o intercâmbio “entre técnicos, produtores agrícolas e outros agentes económicos das duas regiões, dos respectivos sectores, com vista à sua valorização profissional, científica e tecnológica, designadamente, proporcionando acções de formação, visitas de estudo e estágios”.

O secretário Regional terminou adiantando que os técnicos da Direcção Regional da Agricultura deverão deslocar-se à Madeira no início de 2023.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.