Início / Agenda / Vinipax destaca vinhos de Beja e vinhos de talha de 30 de Setembro a 2 de Outubro

Vinipax destaca vinhos de Beja e vinhos de talha de 30 de Setembro a 2 de Outubro

A Vinipax abre as portas em Beja no dia 30 de Setembro, sexta-feira, às 18 horas e prolonga-se pelo fim-de-semana até ao dia 2 de Outubro, domingo, às 19 horas. Nesta 13ª edição do maior evento de Vinhos do Sul de Portugal, estarão presentes cerca de 4 dezenas de produtores, distribuídos pelas várias regiões, mas com destaque para o Alentejo.

A Vinipax é uma feira que mostra a cultura dos Vinhos do Sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo. Nestas regiões a influência mediterrânea é mais notória, com semelhanças ao nível das castas e dos métodos culturais, aliados à moderna tecnologia, concorrem para a produção de vinhos gulosos, maduros, expressivos e com amplo espectro de degustação, que marcam a identidade dos Vinhos do Sul.

Para além daqueles produtores ainda marcarão presença o Instituto de Vinhos do Douro e do Porto, enquanto região convidada, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Comissão Vitivinícola do Algarve, a Associação de Produtores de Vinho de Talha, a Vitifrades, o município de Vidigueira, que apresentará a Rota do Vinho de Talha, o município de Mértola que leva os vinhos daquele concelho, o município de Oeiras que apresenta os Vinhos de Carcavelos, o município de Pinhel – cidade do Vinho 2022, o município de Almendralejo que dá a conhecer os vinhos desta região espanhola e o município de Ourique que irá proporcionar provas de degustação do presunto de porco alentejano com os vinhos presentes na feira.

37 expositores

O presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, salienta o facto de “neste recomeço contamos com 37 expositores, que representam 60 marcas e mais de 300 referências e daremos ênfase particular aos vinhos de Beja e aos Vinhos de Talha”, sem, contudo, “deixar de transmitir uma dimensão mais ampla das excelentes ofertas de vinho de todas as regiões do país. O vinho é um dos elementos centrais da economia local, factor potenciador do turismo e ainda um dos embaixadores de excelência do concelho e da região em Portugal e no estrangeiro”.

Este ano, a Vinipax apresenta uma renovada Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra dos vinhos representados neste evento.

Na programação da Vinipax 2022, além das habituais provas comentadas promovidas pelos produtores presentes, a Associação dos Produtores de Vinho de Talha irão recriar uma taberna/adega tradicional com provas regulares de Vinho de Talha. Será ainda promovida a estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço Sul à Mesa, onde assinalarão presença alguns dos chefs e restaurantes de excelência da região de Beja.

Patrimónios do Sul

A Vinipax “reconsolida-se assim no calendário de mostras vínicas nacionais de referência, desta vez no seio do conjunto de eventos integrados, designado por Patrimónios do Sul. Trata-se de uma homenagem ao melhor da vida e da experiência alentejana que será partilhada por milhares de visitantes, amadores e profissionais. Premeia, também, a quebra de barreiras entre regiões vinhateiras vizinhas com as quais se constrói o maior evento expositivo de vinhos do Sul de Portugal”, refere fonte institucional da autarquia de Beja.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

António Ventura: “consumo de alimentos seguros e saudáveis é prioridade do Governo dos Açores”

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, frisou hoje, 18 de Julho, na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.