Início / Agricultura / Amendoal e protecção dos polinizadores em destaque na mini-série da TVI/CNN ‘A vida dos alimentos’

Amendoal e protecção dos polinizadores em destaque na mini-série da TVI/CNN ‘A vida dos alimentos’

A amêndoa é o tema do 5º episódio ‘A vida dos alimentos’, transmitido hoje, 22 de Outubro, na CNN Portugal. A reportagem mostra que Portugal está na linha da frente da inovação na cultura da amêndoa, com pomares modernos e rentáveis, onde os recursos naturais água e solo são geridos de forma eficiente com o mínimo impacto no meio ambiente.

Patrícia Cotrim, directora executiva da Nogam, explica como é mantida e incrementada a biodiversidade nos amendoais da empresa através das margens multifuncionais Operation Pollinator da Syngenta. Os polinizadores e outras espécies de insectos benéficos encontram refúgio e alimento nestes corredores verdes floridos, que são verdadeiros oásis de biodiversidade.

Neste episódio também ficamos a saber que os produtores de amêndoa encontram na Ciência um aliado para optimizar os ecossistemas agrícolas e a qualidade do produto final. A entomóloga Sílvia Castro, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, revela como são avaliados o impacto e a magnitude das margens multifuncionais Operation Pollinator na comunidade de polinizadores e os serviços que estes prestam ao amendoal na empresa Veracruz.

Operation Pollinator

Promover a biodiversidade na agricultura é um dos pilares para um mundo e um sistema alimentar mais sustentáveis. A Syngenta, no âmbito do seu plano de compromissos com a agricultura sustentável ‘The Good Growth Plan’, tem em curso há mais de uma década o programa Operation Pollinator.

Em parceria com os agricultores, a companhia lançou sementes de biodiversidade em milhões de hectares de campos agrícolas em todo o mundo, através de margens multifuncionais que servem de refúgio e de alimento para os insectos polinizadores, contribuindo para a produção de mais e melhores alimentos, protegendo o solo e estimulando a biodiversidade.

Em Portugal, várias empresas agrícolas de referência, como a Nogam e a Veracruz, aderiram ao Operation Pollinator, porque tal como a Syngenta acreditam no poder da aliança entre agricultura e biodiversidade.

“Acreditamos em estabelecer parcerias para maximizar o impacto rumo a um sistema alimentar cada vez mais sustentável, e sabemos ser imprescindível comunicar com os consumidores sobre a forma como se produzem os alimentos, em Portugal e na Europa, com a máxima segurança e o mínimo impacto nos ecossistemas”, afirma Felisbela Torres de Campos, head of regulatory & business sustainability na Syngenta em Portugal, a propósito da parceria da companhia com o programa ‘A vida dos alimentos’, co-produzido pela CAP-Confederação dos Agricultores de Portugal.

Assista aqui ao 5º episódio ‘A vida dos alimentos’.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Reguengos de Monsaraz: “ausência de resposta” da EDIA e da DGADR atrasa Bloco de Rega de Reguengos

Partilhar              A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, a social-democrata Marta Prates, garante que, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.