Início / Agenda / Agrogaia promove visita a quintas de agricultura biológica. Participação gratuita com transporte assegurado

Agrogaia promove visita a quintas de agricultura biológica. Participação gratuita com transporte assegurado

O projecto Agrogaia realiza a primeira visita a duas quintas biológicas — Quinta do Ameal e Quinta da Torre —, no próximo dia 14 de Março. A participação é gratuita e tem transporte assegurado. Trata-se de um projecto liderado pela Adritem – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, em parceria com o Município de Vila Nova de Gaia.

Esta é “mais uma iniciativa enriquecedora, que aproxima os participantes da terra e lhes permite conhecer de perto as práticas agrícolas sustentáveis, os benefícios da agricultura biológica e ainda usufruir de trocas de experiências na área agrícola”, refere uma nota de agenda da Adritem.

A iniciativa é gratuita com inscrição obrigatória, clique aqui para se registar, até 8 de Março. Serão aceites 50 inscrições.

A organização pede aos participantes para levarem “um almoço partilhado para desfrutarmos durante a visita”.

Programa:

  • 8h30 –  D. João II (Metro) Av. Vasco da Gama – Vila Nova de Gaia
  • 9h30 –  Penafiel – Quinta do Ameal
  • 11h00 – Tertúlia (partilha de experiências)
  • 12h30 – Almoço partilhado na Quinta
  • 14h00 –  Felgueiras – Quinta da Torre
  • 15h30 – Tertúlia (partilha de experiências)
  • 16h30 – Regresso a Vila Nova de Gaia

Projecto Agrogaia

O projecto Agrogaia tem como objectivos o aconselhamento técnico agrícola para adopção de práticas inovadoras baseadas em processos produtivos mais sustentáveis; a diversificação económica das explorações com oferta de actividades pedagógicas, ambientais e sociais; e a reconversão da agricultura convencional em modo de produção biológico.

Por outro lado, tem também como objectivos a incorporação de princípios de agroecologia e tecnologia na produção e comercialização agrícola; a valorização das funções sociais, económicas e ambientais da pequena agricultura; a organização de redes de agricultores e consumidores; e a promoção da comercialização nos mercados de proximidade e venda directa nas explorações agrícolas – apoio à comercialização em Circuitos Curtos.

O público-alvo deste projecto são as micro, pequenas e médias empresas (PME), os agricultores, produtores e/ou empresários do sector agrícola (ENI) e as PME e ENI com actividade no município.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.