Início / Agricultura / Agricultura tem mais um mercado aberto. Maças e pêras já podem seguir para o Panamá

Agricultura tem mais um mercado aberto. Maças e pêras já podem seguir para o Panamá

Os produtores nacionais de pêras e maçãs já podem exportar para o Panamá, um mercado com um potencial de mais de 4 milhões de consumidores, informa o Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos.

As empresas interessadas deverão contactar as Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária da sua região (DSAVR) ou os serviços competentes das Regiões Autónomas (RA), para conhecerem os requisitos necessários ao início da exportação.

Os produtores de maçãs e pêras juntam-se agora aos operadores de produtos transformados à base de carne e de produtos lácteos que, desde 2017, podem exportar para aquele país.

51 mercados abertos

O Governo tem neste momento 51 mercados abertos, correspondendo a 199 produtos (153 de origem animal e 46 de origem vegetal). Recorde-se que, durante este ano, já foram abertos para os produtores de frutas portuguesas os mercados da Índia (maçã e pêra), da Costa do Marfim (maçã e pêra), do México (pêra) e de El Salvador (maçã).

Para o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, “este passo é resultado do fortíssimo investimento na abertura de mercados e na internacionalização por parte deste Governo”.

Internacionalização como prioridade

A internacionalização é “uma das prioridades da política do Governo, constituindo um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do sector agro-alimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agro-alimentares”, afirma uma nota do Ministério da Agricultura.

Este “empenho do Governo na abertura de mercados está a ter expressão no aumento das exportações de produtos agro-alimentares que, nos primeiros 9 meses do corrente ano, registaram uma taxa de crescimento de 5,4%, relativamente ao período homólogo de 2017”, realça a mesma nota.

O Ministério da Agricultura está “a trabalhar de forma intensa na abertura de 56 mercados, para viabilização da exportação de 252 produtos, sendo 201 da área animal e 51 da área vegetal”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.