Início / Agricultura / Agricultores podem dizer sim ao apoio pelo acréscimo de custos de produção até 2 de Junho

Agricultores podem dizer sim ao apoio pelo acréscimo de custos de produção até 2 de Junho

O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que foi prorrogado até dia 2 de Junho o prazo para os agricultores confirmarem a intenção de usufruir do apoio decorrente da medida excepcional e temporária de compensação pelo acréscimo de custos de produção da actividade agrícola e pecuária.

Assim, os agricultores terão mais uma semana para aceder à área reservada do Portal do IFAP — Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas e formalizar a confirmação de interesse, não sendo necessária qualquer candidatura, refere uma nota de imprensa do Ministério.

E explica que estes apoios, atribuídos no âmbito do “Pacto de Estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares”, totalizam 180 milhões de euros, num esforço exclusivamente nacional, estando 140 milhões de euros atribuídos para a compensação pelo aumento dos factores de produção e 39 milhões de euros distribuídos entre o apoio para o gasóleo colorido e marcado (montante superior a 32 milhões de euros, pago a 0,147 cêntimos por litro) e o referente à “electricidade verde” (7 milhões de euros).

Os mesmos decorrem da publicação da Portaria n.º 120-A/2023, de 11 de Maio, que cria e estabelece as regras gerais desta medida excepcional, e da Portaria nº 28-A/2023, de 3 de Maio, que define o apoio para os combustíveis e electricidade no sector agrícola.

Registo na plataforma de minimis

Relembra o Ministério da Agricultura e da Alimentação que, no âmbito da atribuição do apoio extraordinário ao abastecimento de gasóleo colorido, é importante, entre outros aspectos, o registo na plataforma de minimis.

“Embora este registo seja automaticamente garantido pelo IFAP, para prevenir situações como a necessidade de reembolsos, solicita-se, a todos os agricultores e produtores, que, com a maior brevidade possível, verifiquem se a informação constante da Identificação do Beneficiário (IB) está completa e, caso seja necessário, garantam o preenchimento, na IB, dos seguintes elementos: CAE (Classificação Portuguesa de Actividades Económicas) da actividade, número de telefone e endereço de e-mail”, diz a mesma nota.

E adianta que na respectiva página, no Portal do IFAP, encontra-se disponível mais informação sobre o procedimento de actualização da informação associada à IB.

Quaisquer dúvidas ou questões, relativas a estas matérias, deverão ser esclarecidas junto do contact center do IFAP (212 427 708), em funcionamento nos dias úteis, entre as 9 e as 16 horas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Espanha recupera estatuto de país livre da varíola ovina e caprina

Partilhar              O Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação espanhol informa que o país recuperou o estatuto …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.