Início / Agenda / Agrária de Santarém recebe debate sobre rega em tomate de indústria e controlo de planta parasita rabo-de-raposa

Agrária de Santarém recebe debate sobre rega em tomate de indústria e controlo de planta parasita rabo-de-raposa

A palestra “Gestão de rega em tomate de indústria e controlo de planta parasita rabo-de-raposa em tomate. Oportunidade de intervenção por herbirrigação”, realiza-se no próximo dia 22 de Novembro, no Auditório 2 do Edifício de Aulas da Escola Superior Agrária de Santarém. O evento tem formato misto, presencial em sala e online através da plataforma Zoom, e é de participação gratuita.

Esta palestra, integrada no Grupo Operacional HortInf — liderado pelo COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional —, abordará a gestão de rega no tomate de indústria e a oportunidade de controlo da infestante rabo de raposa.

Contará com a participação de oradores nacionais e internacionais, “proporcionando enriquecedores momentos de troca de experiências e debate, contribuindo para um maior conhecimento dos participantes”, garante nota de imprensa do COTHN.

As inscrições deverão ser realizadas até 20 de Novembro aqui.

GO Hortinf

Nos sistemas de produção hortoindustriais tem-se verificado um aumento de prejuízos associados à flora infestante e parasita com significativo impacto negativo na produtividade e qualidade dos produtos. Estas culturas possuem grande importância económica, sendo que os produtos fitofarmacêuticos (herbicidas) representam um valor elevado na conta de cultura dos produtores referem os responsáveis pelo Grupo Operacional Hortinf.

Por outro lado, acrescentam, a utilização excessiva e ineficaz dos herbicidas leva, por vezes de forma irreversível, a níveis de contaminação bem como desequilíbrios e prejuízos nos ecossistemas agrários, em termos de poluição da água, do solo e perda de biodiversidade.

O objectivo deste Grupo Operacional é aplicar e desenvolver tecnologias disponíveis e adaptá-las tendo em conta as particularidades dos sistemas hortoindustriais. Estas tecnologias de combate a plantas infestantes e parasitas, sem o uso exclusivo de herbicidas, integram diversas metodologias e estratégias que permitem diminuir a incidência e importância económica destes inimigos.

Programa

09h00 – Acreditação

09h30 – Enquadramento
Eng.ª Ana Paula Nunes (COTHN-CC)

09h45 – Micro Irrigation as Deliver All System
Mr. Eyal Fraidman (Corporate Agronomy R&D, Netafim / Israel) (Online)

10h40 – Café

11h00 – Controlo de planta parasita rabo-de-raposa em tomate. Oportunidade de intervenção por herbirrigação
A. Experiência em Portugal
Dr.ª Isabel Calha (INIAV, IP / Portugal)
B. Branched broomrape control in processing tomato in Chile
Dr. Yaakov Goldwasser (Faculty of Agriculture, the Hebrew University of Jerusalem (retired) / Israel) (Online)
Moderação:Maria do Céu Godinho (IPSantarém / ESA)

12h00 – Debate (presencial com participação online através do Q&A da plataforma Zoom)

12h30 – Encerramento

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eurodeputados portugueses e espanhóis juntos na defesa do regadio em Bruxelas

Partilhar              Eurodeputados portugueses e espanhóis, reunidos no 3º Congresso Ibérico do Milho, concordaram que “o regadio …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.