Início / Agenda / Fruit Med apresenta conclusões do trabalho desenvolvido em melhoramento de fruteiras tradicionais

Fruit Med apresenta conclusões do trabalho desenvolvido em melhoramento de fruteiras tradicionais

O projecto Fruit Med — Caracterização e Melhoramento de Fruteiras Tradicionais, liderado pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), em parceria com o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, apresenta no próximo dia 11 de Outubro a síntese do trabalho desenvolvido e principais conclusões.

O evento realiza-se entre as 9h30 e as 17h30, no CEAT — Centro de Experimentação Agrária de Tavira e é de participação gratuita. Programa completo aqui.

A iniciativa conta com a realização de uma visita às Colecções (conduzida por António Marreiros e Luís Cabrita, da CCDR Algarve), de nespereira, macieira, romãzeira, alfarrobeira, amendoeira e figueira, e inclui uma demonstração prática da poda em figueira, orientada por Rui M. de Sousa, do INIAV.

O projecto Fruit Med, desenvolvido ao longo dos últimos anos, “representou um significativo investimento na área da preservação dos recursos genéticos e assentou maioritariamente num trabalho de caracterização de variedades tradicionais de fruteiras algarvias, tendo também uma componente de melhoramento da pêra Rocha, sendo financiado pelo PDR 2020”, refere a organização do evento em nota de agenda.

O Centro de Experimentação Agrária de Tavira acolhe agora uma sessão que procura sintetizar e extrair as principais conclusões deste trabalho, desenvolvido em sete colecções de fruteiras, que englobam a alfarrobeira (44 entradas), a amendoeira (112 entradas), a figueira (97 entradas), a nespereira (29 entradas), a macieira/pero de Monchique (32 entradas),a romãzeira (82 entradas) e a laranjeira (93 entradas).

“As Colecções de Fruteiras têm um elevado interesse patrimonial e cultural, procurando preservar as variedades tradicionais que tendem a desaparecer, mas que são representativas da identidade da região algarvia e muito importantes para a obtenção de novas variedades”, adianta a mesma nota.

Uma “Arca de Noé” da biodiversidade da agricultura algarvia, estas colecções de fruteiras são” um dos acervos mais representativas a nível nacional e resultado do trabalho de prospecção, preservação e caracterização, desenvolvido principalmente na última década e meia, pelos técnicos da área da agricultura”.

Fruit Med

No projecto Fruit Med, apoiado pelo PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, a DRAP Algarve teve como objectivo efectuar a caracterização e registo de algumas variedades de fruteiras, consideradas importantes existentes em colecções implantadas no Centro de Experimentação Agrária de Tavira e no Centro de Experimentação Horto-Frutícola do Patacão (CEHFP).

Por sua vez, o INIAV efectuou a avaliação agronómica e tecnológica de genótipos de pereira do tipo ”pêra rocha”.

Na caracterização morfológica das variedades existentes nas Colecções de Laranjeira, Macieira/Pero de Monchique e de romãzeira, foram utilizados os Descritores/Protocolos técnicos CPVO. Para a nespereira, amendoeira e figueira, para as variedades destas Colecções, foram utilizados os “Guidelines” UPOV. Para a alfarrobeira foram utilizados os descritores adoptados pela DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e elaborados pela DRAP Algarve e a AIDA — Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba.

Saiba mais sobre o projecto Fruit Med aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Futuro navio da Marinha NRP Dom João II teve o corte da primeira chapa e tradicional fixação de moeda

Partilhar               A plataforma Naval Multifuncional, designada por NRP Dom João II, obtida através do financiamento …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.