Início / Agricultura / Cotações – Azeite – Informação Semanal – 18 a 24 Março 2024

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 18 a 24 Março 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeite

Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2023/24 nas áreas de mercado do Alentejo, Ribatejo, Beira Litoral e Trás-os-Montes. Nesta última, uma vez que a procura diminuiu, o volume de transacções foi significativamente inferior em relação à semana anterior.

A cotação média do azeite extra virgem a granel subiu 1,7%. No Alentejo Sul, a oferta continua insuficiente para a elevada procura, verificando-se falta de produto.

Nesta campanha o azeite caracteriza-se como bom a excelente em relação à sua qualidade. A diminuição da produção mundial de azeite registada nos 2 últimos anos, devido principalmente ao decréscimo em Espanha, o maior produtor mundial, reflectiu-se no preço do azeite a granel em Portugal.

Comércio internacional

Comparando o mês de Janeiro do corrente ano com o de 2023, verifica-se que o saldo comercial português aumentou (33%), continuando a apresentar superavit neste sector (cerca de 18 mil euros). De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este em volume diminuiu 3% (253 toneladas) comparando os dois períodos.

Em 2023, a maior parte das exportações do azeite nacional teve como destino a Espanha (54%), o Brasil e a Itália mantiveram o 2º e 3º lugar, respectivamente, e o 4º destino foi a França que ultrapassou os EUA comparando com o ano 2022.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.