Início / Agricultura / PAN quer obrigatoriedade de reporte mensal do preço médio de venda ao público dos produtos alimentares

PAN quer obrigatoriedade de reporte mensal do preço médio de venda ao público dos produtos alimentares

A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, deu hoje, 17 de Março, entrada de uma iniciativa na Assembleia da República que estabelece a obrigação de reporte mensal do preço médio de venda ao público dos produtos alimentares, como forma de “assegurar uma maior protecção dos consumidores face a eventuais tentativas de abuso por via de práticas especulativas ou de ilícitos concorrenciais”.

“O aumento do custo de vida está a deixar as famílias numa situação de vulnerabilidade e de aflição, relativamente à qual não podemos deixar de actuar, sob pena de estarmos a alimentar uma situação de asfixia social de que dificilmente recuperaremos”, afirma Inês de Sousa Real.

Entre Janeiro de 2022 e Fevereiro de 2023, o preço do cabaz de bens alimentares essenciais aumentou 27%, segundo cálculos da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tendo o aumento de preços acelerado a partir do último trimestre do ano passado, explica o PAN em nota de imprensa.

“De acordo com esta entidade fiscalizadora, no ano passado, o retalho alimentar teve uma margem de lucro bruta superior a 50% em alguns bens alimentares essenciais, ao passo que as famílias com o mesmo dinheiro levam cada vez menos alimentos para casa”, acrescenta a deputada.

O PAN pretende assim, com esta iniciativa “proteger os consumidores face a eventuais tentativas de abuso, por via do reforço dos deveres de informação das empresas do sector alimentar junto da Autoridade da Concorrência”. O PAN pretende “reforçar igualmente o dever de esta entidade e demais organismos e plataformas, que possam contribuir para uma resposta coesa no equilíbrio dos preços, estarem especialmente atentos e tomarem medidas de protecção do consumidor face a riscos abusivos ou especulativos. Para tal, é criada a obrigação de reporte mensal do preço médio de venda ao público dos produtos alimentares, identificado de forma desagregada”.

Caso se verifiquem condutas especulativas ou ilícitos concorrenciais, a entidade referida comunica tal facto ao Governo e à Assembleia da República e levam a cabo as diligências complementares e medidas sancionatórias que considerarem adequadas dentro do respectivo âmbito de competências. O incumprimento fica sujeito à aplicação do regime jurídico das contra-ordenações infracções económicas, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Prio inaugura serviço de transporte de biocombustível por comboio no Porto de Aveiro

Partilhar              A energética portuguesa Prio anuncia o início de novo serviço regular de distribuição de biocombustível, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.