A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa na reunião do Agrifish – Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas, na próxima segunda-feira,20 de Março, em Bruxelas. O o relatório elaborado pelo Grupo Europeu de Reflexão sobre a Carne de Suíno é um dos temas a ser abordado.
Em agenda estará a apresentação, pela Comissão Europeia, de um pacote de medidas que abrange todas as componentes da Política Comum das Pescas, incluindo o Plano de Acção que visa proteger e restaurar os ecossistemas marinhos, em defesa de um sector mais sustentável e resiliente.
Na prática, os ministros trocarão pontos de vista sobre o novo pacote de medidas da Comissão destinado a aumentar a sustentabilidade e a resiliência do sector das pescas e da aquicultura da União Europeia (UE).
Agricultura e invasão da Ucrânia
A situação dos mercados agrícolas, em particular na sequência da invasão à Ucrânia, será, também, um dos assuntos em debate.
O Conselho debaterá a situação actual dos mercados agrícolas internacionais. O debate centrar-se-á nas relações com os principais parceiros comerciais, nas negociações comerciais em curso e em problemas como a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia.
“Como está a UE a reagir ao impacto da guerra nos mercados?” e “como está a UE a reagir ao impacto que a invasão da Ucrânia pela Rússia está a ter nos mercados?” são dois temas em cima da mesa. Será ainda debatida a segurança alimentar e comportabilidade dos preços dos alimentos.
Carne de suíno na UE
Existe, ainda, um conjunto de temas diversos que serão abordados, nomeadamente o relatório elaborado pelo Grupo Europeu de Reflexão sobre a Carne de Suíno.
No Conselho (Agricultura e Pescas) da União Europeia de 21 de Fevereiro de 2022, o Comissário para a Agricultura anunciou a criação de uma Reflexão Europeia da Carne de Suíno, para olhar para o futuro do sector.
O objectivo principal era ter uma visão aprofundada de todos os aspectos do sector com particular enfoque na sua sustentabilidade.
O sector de carne de suíno da UE enfrentava já sérias dificuldades económicas devido à combinação de vários factores:
- restrições sanitárias com impacto no consumo fora de casa no contexto da Covid-19
- desaceleração das exportações para a China
- maior propagação da peste suína africana (PSA) a mais Estados-Membros da UE
- aumento dos custos dos factores de produção
- ajuste atrasado no fornecimento.
Posteriormente, o ataque russo à Ucrânia somou-se às dificuldades do sector devido principalmente a preços ainda mais altos de ração e energia e ao impacto na procura do consumidor.
Agricultura e Mar