Início / Mar / Ambiente / Blue Bio Value Ideação Açores: conheça os três vencedores

Blue Bio Value Ideação Açores: conheça os três vencedores

A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Universidade dos Açores, anunciaram os vencedores da edição do programa Blue Bio Value Ideação realizada nos Açores.

Aquacultura sustentável de camarão, reciclagem de elementos de terras-raras a partir de algas e design de moda sustentável são as ideias vencedoras da 1ª edição do Blue Bio Value Ideação nos Açores

Nesta edição, cinco equipas receberam, durante três dias, orientação especializada para desenvolverem ideias com potencial na área da bioeconomia azul que possam ser desenvolvidas e implementadas no arquipélago.

Segundo Sandra Dias Faria, coordenadora da Incubadora de Empresas da Universidade dos Açores (InUAc), “são iniciativas deste género que a InUAc pretende acolher, de forma física ou virtual. Esse tipo de programas desperta o espírito dos nossos investigadores e dos nossos estudantes, e é dessa motivação, desse pensamento inovador que vive uma estrutura como a InUAc”.

Sandra Dias Faria salientou ainda “a qualidade dos projectos apresentados pelas equipas participantes no Blue Bio Value Ideação Açores demonstra que, independentemente do formato, os jovens estão motivados para o empreendedorismo e conseguem apresentar propostas/ideias muito promissoras que podem a médio e longo prazo marcar a diferença no tecido económico e empresarial dos Açores, o que, na verdade é o objectivo último da Incubadora de Empresas da Universidade dos Açores”.

Três ideias em destaque

De entre as cinco equipas participantes, destacaram-se três ideias: produção de camarão para consumo alimentar em aquacultura, integrando bactérias cultivadas a partir dos resíduos da indústria de lacticínios açoriana; uso de algas para a reciclagem de águas contaminadas, extraindo elementos de terras-raras (componentes essenciais de telemóveis, baterias e outros equipamentos electrónicos); e, por último, produção do tradicional Capote dos Açores com tecidos que têm origem em plástico retirado do oceano.

Os três vencedores vão receber mentoria da Bluebio Alliance e da Fábrica de Startups, com o intuito de transformar estas ideias em novos negócios.

“A ideação permite que nos foquemos nas bases de um negócio e garante que nos concentremos na ideia principal do negócio”, disse Krischan Makowka, biólogo e especialista em gestão de recursos hídricos da Shrimp Azores”, responsável pelo projecto de aquacultura sustentável de camarão.

José Pinheiro Torres, CEO da N9OVE, acrescentou que esta foi “sem dúvida uma experiência incrível. Conseguimos “medir” a ideia e ver se funcionará como negócio” — reciclagem de elementos de terras-raras a partir de algas.

Já Joana Ávila, designer da Begs&Bags (Capote dos Açores), garantiu que “participar nesta Ideação do programa Blue Bio Value foi uma das melhores experiências no desenvolvimento da ideia, superando as minhas expectativas para este programa. Durante os três dias, tive um apoio incrível dos formadores, no encaminhamento do projecto numa perspectiva do negócio”.

Blue Bio Value

O programa Blue Bio Value é uma iniciativa promovida pela Fundação Oceano Azul e pela Fundação Calouste Gulbenkian que conta com a Fábrica de Startups e a Bluebio Alliance como parceiras.

Esta edição do Blue Bio Value Ideação desenvolveu-se ainda ao abrigo do programa Blue Azores, uma parceria entre o Governo Regional dos Açores, a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt, e que pretende proteger, promover e valorizar o capital natural azul do arquipélago dos Açores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Prio inaugura serviço de transporte de biocombustível por comboio no Porto de Aveiro

Partilhar              A energética portuguesa Prio anuncia o início de novo serviço regular de distribuição de biocombustível, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.