Início / Featured / Marinha e Autoridade Marítima alertam para agravamento do estado do mar nos próximos dias

Marinha e Autoridade Marítima alertam para agravamento do estado do mar nos próximos dias

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento excepcional das condições de agitação marítima nas regiões Norte e Centro (acima do cabo Mondego) de Portugal continental, entre as 6h00 de amanhã, dia 02 de Outubro, e as 6h00 de segunda-feira, dia 5 de Outubro, provocada pela passagem da depressão Alex no golfo da Biscaia.

Segundo um comunicado da Marinha Portuguesa, a agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste com altura significativa que poderá atingir os 6 metros e período médio a variar entre os 10 e os 12 segundos. O vento poderá registar velocidades superiores a 60 km/h e rajadas acima de 85 km/h, também do quadrante Noroeste.

Recomendações

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, alerta-se para o facto do estado do mar apresentar as características de um mar de Inverno e, por isso, os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Para além disso, aquelas entidades recomendam, sobretudo nas regiões costeiras Norte e Centro:

  • Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
  • Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de protecção dos portos;
  • Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima;
  • Evitar a pesca lúdica, mais concretamente junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.​

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.