O Governo Regional dos Açores garante que a taxa de imposto sobre os combustíveis não sobe nos Açores em 2020. A garantia surge depois do deputado social-democrata, Paulo Moniz, ter dito o contrário na Assembleia da República.
O presidente do Fundo Regional de Apoio à Coesão e Desenvolvimento Económico esclarece que, ao contrário do que afirmou esta segunda-feira o deputado do Partido Social-democrata (PSD) à Assembleia da República eleito pelos Açores, Paulo Moniz, a taxa de Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) nos Açores não vai subir em 2020.
O ISP nos Açores é definido pela Resolução do Conselho de Governo n.º 44/2019, de 25 de Março, não sendo directamente fixado pelo Orçamento de Estado.
IPS inalterado desde 26 de Março de 2019
A alteração do tecto máximo do ISP prevista no Orçamento de Estado não altera o ISP nos Açores, que é fixo e se mantém inalterado desde 26 de Março de 2019.
“Como se comprova, o valor do ISP em vigor encontra-se abaixo do tecto máximo definido no Orçamento de Estado, contrariando, assim, o que afirma o deputado do PSD, sendo inegável que não há alteração do ISP nos Açores, com o ajustamento do tecto máximo definido no Orçamento de Estado”, refere o mesmo comunicado do Executivo Regional açoriano.
Agricultura e Mar Actual