Colheita de 2014. Real Companhia Velha apresenta 4.ª edição do Sousão da Quinta dos Aciprestes

Com estreia na colheita de 2011, a bicentenária Real Companhia Velha dá vida à quarta edição deste néctar do Douro: o ‘Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto 2014’, um tinto que reúne as características da afamada casta tinta, aliadas ao terroir da propriedade vitivinícola homónima, localizada entre as sub-regiões do Cima-Corgo e do Douro Superior, com encostas suaves a contornar o Rio Douro, geoformologia que oferece condições ideais para o amadurecimento das uvas na vinha.

Na adega, a maceração e fermentação destas uvas de Sousão decorrem em cubas de inox, com controlo de temperatura. Já vinho, assume um estágio de 18 meses, parcialmente em barricas novas de carvalho francês e 70% em barricas usadas.

Cor retinta e profunda

Logo à vista, este ‘Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto 2014’ revela toda a essência da casta, apresentando uma cor retinta e profunda. No nariz, ressaltam levíssimas nuances vegetais que combinam com finas notas de fruta madura e notas terciárias emblemáticas da casta, como café e especiarias, as quais oferecem complexidade e muita intensidade aromática ao vinho.

Na boca, mostra-se elegante e macio, com taninos redondos e suaves, algo pouco comum nos vinhos produzidos a partir da casta Sousão. Embora seja um estilo muitas vezes designado para o estágio em garrafa, o ‘Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto 2014’ denota um perfil que permite ser consumido enquanto jovem.

“Vai certamente compensar quem optar pela sua evolução em garrafa para, a posteriori, escolher a companhia, na harmonização, de carnes fortes e de pratos de caça”, garantem os produtores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CEBAL celebra Cultura Científica durante o mês de Novembro

Partilhar              O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, durante o mês de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.