Início / Agricultura / Colheita de 2014. Real Companhia Velha apresenta 4.ª edição do Sousão da Quinta dos Aciprestes

Colheita de 2014. Real Companhia Velha apresenta 4.ª edição do Sousão da Quinta dos Aciprestes

Com estreia na colheita de 2011, a bicentenária Real Companhia Velha dá vida à quarta edição deste néctar do Douro: o ‘Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto 2014’, um tinto que reúne as características da afamada casta tinta, aliadas ao terroir da propriedade vitivinícola homónima, localizada entre as sub-regiões do Cima-Corgo e do Douro Superior, com encostas suaves a contornar o Rio Douro, geoformologia que oferece condições ideais para o amadurecimento das uvas na vinha.

Na adega, a maceração e fermentação destas uvas de Sousão decorrem em cubas de inox, com controlo de temperatura. Já vinho, assume um estágio de 18 meses, parcialmente em barricas novas de carvalho francês e 70% em barricas usadas.

Cor retinta e profunda

Logo à vista, este ‘Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto 2014’ revela toda a essência da casta, apresentando uma cor retinta e profunda. No nariz, ressaltam levíssimas nuances vegetais que combinam com finas notas de fruta madura e notas terciárias emblemáticas da casta, como café e especiarias, as quais oferecem complexidade e muita intensidade aromática ao vinho.

Na boca, mostra-se elegante e macio, com taninos redondos e suaves, algo pouco comum nos vinhos produzidos a partir da casta Sousão. Embora seja um estilo muitas vezes designado para o estágio em garrafa, o ‘Quinta dos Aciprestes Sousão Grande Reserva tinto 2014’ denota um perfil que permite ser consumido enquanto jovem.

“Vai certamente compensar quem optar pela sua evolução em garrafa para, a posteriori, escolher a companhia, na harmonização, de carnes fortes e de pratos de caça”, garantem os produtores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.