O Governo, através dos Ministérios da Agricultura e da Administração Interna, colocou Portugal continental em Estado de Alerta Especial Amarelo em todos os distritos. Está proibida a realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais.
Mas, o presidente do PSD, Rui Rio, diz que não chega e acusa o Governo de “pouco ou nada” ter feito na prevenção de incêndios, acusando o Executivo de estar “focado apenas em evitar a perda de vidas, com falhas na protecção do património”.
Rui Rio diz que o papel do Governo também passa pela “protecção da floresta e de habitações, face aos incêndios”. E “não apenas em garantir o salvamento das populações”.
Capoulas desafia
Relativamente às afirmações proferidas pelo presidente do PSD, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, desafia Rui Rio a “identificar um único indicador de limpeza da floresta que prove que algum Governo liderado pelo PSD fez mais do que o actual nesta matéria”.
A título de exemplo, Capoulas Santos indica como “alguns indicadores do trabalho de prevenção realizado por este Governo”, a criação de Equipas e de Brigadas de Sapadores Florestais, a construção de Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a execução de Rede Viária Florestal.
Agricultura e Mar Actual