Início / Agricultura / 60.º aniversário da AIMMP. Fileira da madeira da Europa reunida em Lisboa

60.º aniversário da AIMMP. Fileira da madeira da Europa reunida em Lisboa

A AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, actualmente presidida por Vítor Poças, conta já com 60 anos. as comemorações culminam com o evento “Os Dias da Madeira em Portugal”, de 28 a 30 de Novembro, no Olaias Park Hotel, em Lisboa.

Os mais importantes parceiros da indústria da madeira e mobiliário nacional e da Europa vão estar reunidos para discutirem perspectivas e desafios do sector e a atractividade desta indústria nas novas gerações.

“Os Dias da Madeira em Portugal” contam com uma série de iniciativas, como a inauguração da delegação AIMMP em Lisboa, no dia 29 Novembro, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Mas, antes de tudo, amanhã, 28 de Novembro, a Associação dá um jantar internacional de boas-vindas da iniciativa, que conta com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas. Isto depois de, pelas 15 horas se realizar a reunião da direcção da CEI-Bois.

Urna Certificada Ecológica

Também a 29 de Novembro, a partir das 14 horas, realiza-se o Colóquio CNUF – Urna Certificada Sustentável e Ecológica.

Pela primeira vez em Portugal foi registada e publicada a marca: Urna Certificada – CNUF.

Depois de um intenso trabalho de preparação realizado na AIMMP, em conjugação com empresários do sector, foi registada e publicada pelo Instituto de Harmonização do Mercado interno, a marca CNUF — Urna Certificada.
E esta não é apenas uma marca de Portugal, é uma marca Europeia.

Para a Associação, a Urna Certificada — CNUF é da “maior importância a nível ecológico tendo como objectivo a protecção do ambiente nos nossos cemitérios. Por outro lado, esta exigência de qualidade é um forte argumento a nível dos mercados do Norte da Europa sempre muito atentos às questões ambientais”.

O sector das urnas, representa em Portugal um mercado de vinte milhões de euros por ano com 100% de produção nacional e um crescente volume de exportações.

Ainda a 29, terá lugar o jantar de gala e encerramento das comemorações dos 60 anos da AIMMP, com a homenagem às 10 maiores empresas nossas associadas do sector.

Seminário internacional

Nesta iniciativa está ainda integrado, no dia 30 de Novembro, o 2.º Seminário CEI-Bois “Perspectivas e Desafios da Indústria da Madeira na Europa”, que decorre no âmbito do processo de Diálogo Social Europeu entre a European Confederation of the Woodworking Industries (CEI – Bois), a European Federation of Building and Woodworkers (EFBWW) e a European Panels Federation (EPF).

E para finalizar realiza-se o VI Congresso AIMMP — “Presente e Futuro das Indústrias de Madeira e Mobiliário em Portugal” — cujo programa pode ver aqui — que terá o jornalista José Gomes Ferreira a moderar o debate sobre “A Floresta e a sua Indústria”, onde Xavier Viegas fala de “todos Cercados pelo Fogo” e Vítor Poças, presidente da AIMMP, sobre “Terrorismo dos Incendios na Base da Concorrência Desleal”.

A AIMMP

A AIMMP é a única associação empresarial no sector de âmbito nacional e com uma perspectiva de fileira, representando todas as indústrias de base florestal, excepto a celulose, papel e a cortiça.

Nos termos dos seus estatutos estão previstas 5 divisões sub-sectoriais: abate, corte, serração de madeiras e embalagens; painéis e apainelados de madeira; carpintaria e afins; mobiliário e afins; exportação, importação e distribuição de madeiras e derivados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP analisa evolução do sector agrícola na última década em webinar gratuito

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza no próximo dia 27 de Maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.