Início / Agenda / 10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores tem inscrições abertas. Vencedor anunciado na AgroGlobal

10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores tem inscrições abertas. Vencedor anunciado na AgroGlobal

O 10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores já tem candidaturas abertas. Organizado pela CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, foi apresentado hoje, 5 de Junho, na FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, certame que decorre no CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 11 de Junho.

O vencedor será anunciado no dia 5 de Setembro na AgroGlobal, a maior feira agrícola ibérica dedicada aos profissionais, que se realiza de 5 a 7 de Setembro de 2023, também no CNEMA.

Para este concurso, a CAP conta com o apoio da Bayer Crop Science, da APED — Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, da Repsol, da New Holland e da Consulai – Consultadoria Agro-Industrial, tendo como objectivo “reconhecer e dar visibilidade aos projectos promovidos por Jovens Agricultores em Portugal”, “promover a partilha de boas práticas associadas a projectos de investimento” e “envolver todas as entidades públicas e privadas para a promoção da importância dos Jovens Agricultores”.

“O papel dos Jovens agricultores é fundamental para evitar o abandono e desenvolver as zonas rurais. No entanto, de acordo com as estatísticas europeias, os jovens agricultores representam apenas 10% dos Agricultores na Europa, no caso específico de Portugal, representam apenas 3% do total dos agricultores”, realça a CAP.

Vencedor a caminho do Parlamento Europeu

O vencedor do melhor projecto no Concurso Nacional de Jovens Agricultores vai ser apresentado no Parlamento Europeu e irá concorrer ao Prémio de Melhor Jovem Agricultor da Europa, no Congresso Europeu de Jovens Agricultores que se vai realizar em Bruxelas.

O premiado vai ter oportunidade de se deslocar a Bruxelas, apresentar o seu projecto e participar neste evento ao nível Europeu. Podem ainda ser atribuídas Menções Honrosas e, diz a organização, os vencedores dos prémios irão beneficiar da comunicação e publicidade do Prémio.

Candidaturas

Cada candidato só pode apresentar uma candidatura ao Concurso Nacional de Jovens Agricultores. As candidaturas serão entregues exclusivamente em formato digital, através do envio do formulário de inscrição, devidamente preenchido. A submissão da candidatura está isenta de custos.

Os critérios de atribuição dos Prémios do Concurso Nacional de Jovens Agricultores são os seguintes:

  • Associativismo e escoamento da produção. Serão valorizados os produtores que integrem associações de agricultores e que integrem estruturas de comercialização sólidas;
  • Emprego. Serão valorizados os projectos que criem mais emprego e emprego mais qualificado;
  • Tecnologia. Serão valorizados os projectos que envolvam a utilização de tecnologias de agricultura de precisão e que promovam o uso eficiente da água e da energia;
  • Práticas agrícolas sustentáveis e inovação. Serão valorizados os projectos que envolvam medidas de sustentabilidade, de promoção da biodiversidade e participem em projectos de inovação.

Saiba tudo sobre o concurso e candidate-se aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.