Início / Agricultura / Líderes do PSD e CDS na Feira Nacional de Agricultura em dia de lançamento do 10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores

Líderes do PSD e CDS na Feira Nacional de Agricultura em dia de lançamento do 10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores

A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, certame que decorre no CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até 11 de Junho registou hoje, dia 5, “uma grande moldura humana” e foi palco do lançamento do 10º Concurso Nacional de Jovens Agricultores. Um dia marcado pelos líderes do PSD e do CDS.

A competição, apresentada durante a 10ª Conferência Nacional de Jovens Agricultores e promovida pela CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, decorrerá até ao dia 1 de Setembro, sendo o vencedor anunciado no dia 5 de Setembro na AgroGlobal, a maior feira agrícola ibérica dedicada aos profissionais, que se realiza de 5 a 7 de Setembro de 2023, também no CNEMA.

Nuno Melo na 10ª Conferência de Jovens Agricultores

À margem da 10ª Conferência Nacional de Jovens Agricultores, Nuno Melo, presidente do CDS-PP, que participou no evento, criticou a ministra da Agricultura por constantes conflitos com o sector e lamentou ausência de regras que permitam que os agricultores se candidatem a projectos, assim como a situação das Direcções Regionais de Agricultura, refere uma nota de imprensa da organização da FNA 23.

Também o líder do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, visitou hoje a FNA 23 e disse que “vale a pena acreditar na agricultura portuguesa. É importante para aproveitamento dos recursos naturais, para a preservação do meio ambiente e é bom para a nossa soberania alimentar”.

O responsável do PSD alertou o executivo para “respeitar o mundo agrícola e os agricultores que estão com as candidaturas paradas” e acrescentou que “o sector perdeu a confiança no Ministério da Agricultura”.

Conversas de Agricultura

Ao longo do dia foram vários os debates que decorrerem no âmbito do ciclo “Conversas de Agricultura”. A Agrogarante promoveu o debate “Sustentabilidade: Garantir o Futuro das Empresas” que teve como objectivo mostrar caminhos às empresas que as possam tornar competitivas e sustentáveis de modo a atrair trabalhadores qualificados e mais financiamento para as suas acções.

O colóquio “Soluções integradas de Bioeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar” organizado pela Escola Superior Agrária de Santarém teve como intuito demonstrar a importância de encontrar soluções integradas ao nível da sustentabilidade, desperdício alimentar, valorização de produtos e resíduos, promover a adopção de soluções tecnológicas e rastrear as etapas da cadeia de valor agroalimentar.

Já o Município de Santarém, com a colaboração da Associação de Agricultores Do Ribatejo, promoveu o Seminário “Água como factor de ordenamento e desenvolvimento do território”, iniciativa que teve como objectivo apresentar os resultados do estudo prévio para o levantamento, caracterização e análise dos recursos hídricos da Lezíria do Tejo – Vala da Azambuja.

Para amanhã, 6 de Junho, continua o Ciclo “Conversas de Agricultura” destacando-se o seminário “Gestão da Actividade Agrícola na Era Digital” e a “Conferência Internacional: O primeiro ano de aplicação dos Regimes Ecológicos nos diferentes Estados Membros”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PCP quer regulação de preços de primeira venda em lota em defesa dos rendimentos dos pescadores

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) considera que “importa, no imediato tomar medidas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.