Início / Agenda / Projecto Melhor Eucalipto leva formação para técnicos a Gondomar

Projecto Melhor Eucalipto leva formação para técnicos a Gondomar

As sessões de formação do Projecto Melhor Eucalipto vão voltar ao terreno. A próxima acção dirigida a técnicos será certificada e decorre em quatro datas: 20 e 21 de Novembro e 6 e 7 de Dezembro em Gondomar.

Os temas são o Licenciamento, a Instalação de Povoamentos (Planeamento, Selecção de Plantas, Preparação de Terreno, Plantação e Adubação de Instalação), a Certificação Florestal, o Controlo de Pragas e Doenças (Identificação e Rastreio, Meios de controlo), Investimento no Eucalipto (Análise de Produtividade e Análise do Investimento), Manutenção de Povoamentos (Adubação de Manutenção, Controlo da Vegetação Infestante e Selecção de Varas).

Sessão prática no campo

Os dias 20, 21 de Novembro e 7 de Dezembro contam com uma sessão prática, no campo. Os formadores serão os técnicos da indústria Carlos Valente, Clara Araújo, Henk Feith, José Luís Carvalho e José Rafael. Será ainda feito um balanço do Projecto Melhor Eucalipto e uma apresentação do programa Limpa&Aduba.

O Projecto Melhor Eucalipto foi lançado no final de 2015, pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira, e tem como objectivo melhorar a qualidade dos povoamentos de eucalipto em Portugal e comunicar boas práticas de gestão florestal, tendo, desde então, corrido o País através das suas sessões de informação destinadas a produtores florestais e através de sessões certificadas para técnicos.

Boas práticas silvícolas

No site do Projecto Melhor Eucalipto (aqui) concentram-se todos os conteúdos que poderão ajudar produtores e proprietários florestais, técnicos e prestadores de serviços a gerir seguindo boas práticas silvícolas, tais como vídeos informativos sobre técnicas concretas – como a plantação, adubação, selecção de varas, análise de solo e folhas, controlo químico de infestantes, controlo do gorgulho, entre outros – mas também bases de dados de grupos de certificação, organizações de produtores florestais, prestadores de serviços aconselhados pela indústria papeleira e simuladores, financeiro e de produtividade.

Para acompanhar todo o calendário de eventos do Projecto Melhor Eucalipto clique aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Regiões Ultra-periféricas reforçam apoios junto do Parlamento Europeu

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas dos Açores manifestou hoje, 19 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.