Início / Agenda / Prevenção de fogos florestais. Aberto concurso para Faixas de Interrupção de Combustível

Prevenção de fogos florestais. Aberto concurso para Faixas de Interrupção de Combustível

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) lança hoje, 15 de Março, um concurso para a abertura e beneficiação de Faixas de Interrupção de Combustível (FIC) destinadas à prevenção de fogos florestais, dotando assim as zonas mais críticas de infra-estruturas contra incêndios, no âmbito da Rede Primária da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O concurso está aberto desde hoje até ao dia 2 de Abril e pode ser consultado na página do ICNF (aqui).

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, as acções a realizar vão decorrer nas chamadas zonas prioritárias concentradas essencialmente no Norte e Centro do País e prevêem um total de 3620 quilómetros de faixas, sendo que 1.179 quilómetros vão incidir na área pública e os restantes 2441 em área privada.

Manutenção de faixas

Para além da abertura de novas faixas, o aviso prevê a manutenção de cerca de 600 quilómetros de Faixas de Interrupção de Combustível já existentes.

Financiado pelo Fundo Florestal Permanente, o concurso envolve um investimento de cerca de 6 milhões de euros e tem como destinatários 119 municípios localizados nas áreas prioritárias.

O Governo vai avançar igualmente com a construção de 500 quilómetros de Faixas de Gestão de Combustível de forma a concluir a rede primária, num investimento de cerca de 5 milhões de euros. Estas faixas de 50 metros ao longo das FIC vão abranger 250 quilómetros em área pública e 250 quilómetros em área privada.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.