Início / Mar / Navio-escola Sagres comemora 500 anos da circum-navegação com volta ao Mundo

Navio-escola Sagres comemora 500 anos da circum-navegação com volta ao Mundo

O navio-escola Sagres vai partir em Janeiro para uma viagem de circum-navegação de mais de um ano, integrada nas comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.

Durante a apresentação da viagem – com início previsto para 5 de Janeiro de 2020 e conclusão em 10 de Janeiro de 2021 – o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, referiu que esta é “a quarta circum-navegação do navio-escola Sagres nos seus 82 anos de história” e é também “uma das iniciativas mais importantes do nosso programa de comemorações de 500 anos de circum-navegação por Fernão Magalhães”.

Passagem por 23 portos

“Este veleiro da Marinha, que vai estar em 23 portos, 20 países e navegar 41 mil milhas, mantém a nobre tradição desta embaixada portuguesa itinerante. Vai mostrar Portugal ao Mundo», disse João Gomes Cravinho.

O ministro referiu as várias iniciativas que vão ocorrer durante a viagem para dar a conhecer a “Defesa, a Marinha e a história da Sagres” e a investigação científica, sendo esperadas mais de 200 mil pessoas para visitar o veleiro português.

Investigação científica

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, por sua vez, afirmou que o programa de comemorações do V Centenário da Circum-Navegação é transversal a todos as áreas governativas, integrando sectores como a ciência, economia, educação, cultura, com várias instituições públicas e privadas.

“Existe um vasto programa de eventos de 2019 a 2022, com acções de natureza multidisciplinar. A viagem do navio é uma oportunidade para realizar acções concretas de promoção e divulgação, ou investigação científica. É também uma oportunidade para uma afirmação externa de Portugal”, disse Ricardo Serrão Santos.

O ministro do Mar destacou ainda a presença do navio em cidades da rede Mundial de Cidades Magalhânicas e em cidades da Diáspora portuguesa durante a viagem. “Esta viagem à volta do Mundo tem um importante carácter formativo nos novos cadetes e vai desenvolver a bordo importantes projectos científicos, que demonstram a vitalidade e importância crescente da ciência marítima”, acrescentou.

Descoberta do Estreito de Magalhães

Durante a viagem, o navio-escola Sagres vai também participar nas comemorações da Descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas (Chile), efectuar uma navegação conjunta com o navio Juan Sebastian Elcano e ser a casa de Portugal em Tóquio nos Jogos Olímpicos de 2020.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ílhavo. Requalificação do Navio-Museu Santo André adjudicada por 486 mil euros

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a adjudicação dos serviços de beneficiação e reparação do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.