Início / Featured / IVA Automático totalmente implementado no primeiro semestre de 2019

IVA Automático totalmente implementado no primeiro semestre de 2019

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, afirmou que o IVA Automático vai ficar totalmente implementado “ainda no primeiro semestre de 2019”.

Em Braga, durante uma visita à direcção de Finanças local, o secretário de Estado apresentou a medida que pretende “fomentar o cumprimento voluntário através de processos simples e inovadores”.

A implementação do IVA Automático vai ser faseada, começando por focar-se inicialmente num universo de sujeitos passivos com situações fiscais mais simples, nomeadamente em regime normal de periodicidade trimestral, sem contabilidade organizada, e que só tenham emitido facturas ou facturas-recibo no Portal das Finanças no período de IVA em causa.

Campos pré-preenchidos com IVA dedutível

A segunda fase será implementada em 2019, alargando o universo de sujeitos passivos, e incluindo nos campos pré-preenchidos o IVA dedutível. Numa terceira fase, será realizada uma automatização de procedimentos para facilitar ainda mais a tarefa do contribuinte.

“A implementação desta fase encontra-se em avaliação”, refere o documento apresentado pelo secretário de Estado (ver aqui).

No final da terceira fase, será feita uma avaliação e definição de objectivos adicionais, à semelhança do que já ocorreu com a implementação do IRS Automático.

Agricultura e mar Actual

loading...

Verifique também

CNEMA recebe Concurso Nacional de Mel a 8 de Março. Inscreva-se aqui

A 10.ª edição do Concurso Nacional de Mel e a 7.ª edição do Concurso Nacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.