Início / Featured / Grupos de Acção Local da Pesca dos Açores recebem 50 candidaturas para dinamizar comunidades piscatórias

Grupos de Acção Local da Pesca dos Açores recebem 50 candidaturas para dinamizar comunidades piscatórias

O Director Regional das Pescas dos Açores afirmou, em Santa Cruz da Graciosa, que a actividade da pesca “enfrenta, desde há vários anos, desafios fundamentais para o seu futuro”, nomeadamente a revolução tecnológica e a economia azul, bem como as novas exigências no consumo e as novas oportunidades de mercados de valor acrescentado.

Luís Rodrigues ressalvou, no entanto, que a sustentabilidade na exploração dos recursos e dos ecossistemas marinhos “está, obviamente, no centro desses desafios”.

I Festival do Peixe Seco

O Director Regional falava quarta-feira, 7 de Agosto, no I Festival do Peixe Seco, uma iniciativa da GRATER-Mar, um dos três Grupos de Acção Local para a Pesca (GAL-Pesca) criados nos Açores, em parceria com a Associação de Pescadores Graciosenses.

Luís Rodrigues afirmou que, “com uma estreita ligação ao tecido social, económico e institucional nas ilhas, os GAL-Pesca têm como objectivo desenvolver, diversificar e promover a competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das comunidades costeiras, particularmente das comunidades piscatórias”.

O Governo dos Açores promoveu a implementação de Medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que se consubstanciou na construção dos GAL-Pesca que participam na avaliação e decisão sobre projectos aprovados para cada um dos três territórios (Corvo, Flores, São Jorge, Pico e Faial; Graciosa e Terceira; Santa Maria e São Miguel).

50 candidaturas

Neste sentido, o Director Regional destacou o facto de terem sido efectuadas cinco dezenas de candidaturas aos primeiros avisos abertos no âmbito das medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, que correspondem a um valor de investimento de cerca de dois milhões de euros.

“Queremos diversificar e dinamizar as economias locais costeiras, através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e qualificado, da revitalização dos mercados locais, da integração e da inovação social”, afirmou.

Segundo Luís Rodrigues, prevê-se que, no âmbito das medidas DLBC, sejam criadas nos Açores “mais de 15 empresas e cerca de 40 postos de trabalho”.

No âmbito da promoção das medidas DLBC nos Açores, o Director Regional lembrou a organização do I Fórum Internacional Socioeconómico, que levou ao arquipélago vários GAL-Pesca de dezenas de países e regiões da Europa que apresentaram dezenas de projectos desenvolvidos com sucesso e passiveis de serem aplicados nos Açores.

O I Festival de Peixe Seco da Graciosa juntou vários actores da fileira da pesca com objectivo de promover um dos produtos mais emblemáticos desta ilha.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ovibeja tem entrada gratuita a 2 de Maio no Dia de Beja

Partilhar              A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.