Início / Agricultura / Grupo ISQ participa em projectos de investigação agrícola no valor de 620 mil euros

Grupo ISQ participa em projectos de investigação agrícola no valor de 620 mil euros

O Grupo ISQ “contribui para a melhoria e sustentabilidade da agricultura nacional”, com a participação em vários projectos de investigação, desenvolvimento em agricultura de precisão e eficiência no uso de recursos, o que representa um investimento de 620.000 euros até 2019.

As iniciativas são diversas, afirma fonte do ISQ, salientando os projectos Qualimilho e MilkEE, a integração no Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (CoLAB MORE), além de actividades de I&D nas “Tecnologias Limpas” ligadas à agricultura.

Projecto Qualimilho

O Projecto Qualimilho, explica a mesma fonte, visa a garantir a qualidade e a segurança na fileira nacional do milho. Neste projecto o ISQ desenvolverá modelos de previsão que permitam sugerir conclusões e apoiar a tomada de decisão no que se refere ao tema das micotoxinas.

O resultado será uma ferramenta digital que incorporará também questões relacionadas com a produtividade e sustentabilidade da cultura do milho.

MilkEE

Outro exemplo é o projecto MilkEE, que visa explorar a eficiência no uso de recursos nas explorações leiteiras e oportunidades de simbiose com o sector florestal. O ISQ, para além da abordagem directa à sustentabilidade do uso e recursos nas instalações, desenvolverá também uma ferramenta digital de diagnóstico e benchmark nas temáticas do projecto.

O ISQ integra também o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (CoLAB MORE), coordenado pelo Centro de Investigação da Montanha do Instituto Politécnico de Bragança, cujo protocolo foi assinado no passado dia 16 de Fevereiro em Bragança na presença do primeiro-ministro, António Costa.

O CoLAB MORE abordará as seguintes áreas: agricultura e produção florestal sustentáveis; alimentos e materiais bio-based; clima, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas; energia, mobilidades eficientes, limpas e seguras, saúde bem-estar e alterações demográficas e património cultural de montanha e turismo.

O papel do ISQ no CoLAB MORE passa pelas actividades de I&D na temática das “tecnologias limpas” ligadas à agricultura, nomeadamente na implementação de sistemas de automação através de processos mais limpos, eficientes e inteligentes, projectados em modelos organizacionais inovadores, apoiados por ferramentas de avaliação de ciclo de vida e ecoeficiência, bem como inteligência artificial, modelação de sistemas de previsão e optimização.

O ISQ aporta também ao CoLAB MORE apoio nas áreas de inspecção, testes laboratoriais e certificação de produtos e serviços.

Agricultura mais sustentável

Para fazer face aos desafios do sector agrícola e acompanhar as exigências de uma agricultura mais produtiva e sustentável em Portugal, o Grupo ISQ transfere o conhecimento proveniente da sua actuação em todos os sectores da indústria colocando ao dispor dos sistemas agrícolas a suas infraestruturas tecnológicas e uma vasta gama de serviços e actividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Serviços esses que cobrem toda a cadeia de valor agroalimentar: desde a produção, transformação, inspecção final do produto, passando também pela exploração das oportunidades de financiamento disponíveis para o sector.

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de engenharia, consultoria técnica, inspecções técnicas, ensaios e testes e desenvolve também actividades de I&DT e inovação.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Lusomorango leva 3.º Colóquio Hortofrutícola a Odemira à FACECO 2019

A Lusomorango — Organização de Produtores de Pequenos Frutos está a organizar a terceira edição …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.