Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Desassoreamento da Ria de Aveiro representa investimento de 23,5 milhões de euros

Desassoreamento da Ria de Aveiro representa investimento de 23,5 milhões de euros

A empreitada de desassoreamento da Ria de Aveiro, um investimento de 23,5 milhões de euros, será lançada na segunda quinzena de Maio, garantiu o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, na apresentação dos investimentos de protecção do litoral, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Na sessão que decorreu ontem, 13 de Março, no Museu Marítimo de Ílhavo, foram apresentados 47 projectos, representado um investimento total de 110 milhões de euros, com financiamento comunitário do fundo de coesão de 88,5 milhões de euros.

Estes 47 projectos destinam-se a proteger território e travar a erosão costeira, antecipando riscos provocados pelas alterações climáticas.

65 quilómetros de costa

“São 65 quilómetros de costa, 20 dos quais já foram intervencionados. É isto que está em curso e este é um projecto paradigmático”, afirmou Matos Fernandes.

Na sessão foi igualmente apresentada a empreitada de alimentação artificial do troço costeiro Costa Nova-Vagueira, orçada em 14,5 milhões de euros, e comparticipada pelo PO SEUR em 5,2 milhões de euros, sendo o remanescente suportado pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Administração do Porto de Aveiro.

Articulação entre Porto de Aveiro e APA

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, destacou o entendimento entre a Administração do Porto de Aveiro e a Agência Portuguesa do Ambiente, “um bom exemplo de cooperação que pode ser alargada a outras matérias, um pacto de preservação» que vai permitir mobilizar, para reforço do cordão dunar, cerca de dois milhões de metros cúbicos de areias, que se encontram depositadas no porto.

Nos terraplenos a libertar pelas areias, será instalada fábrica produção de estruturas offshore, que deverá iniciar a laboração em 2019, um investimento privado de 25 milhões de euros que irá criar 150 postos de trabalho.

Estas areias serão depositadas entre a Costa Nova e a Vagueira, que receberá também as da conclusão da dragagem dos fundos na bacia de manobra do terminal Norte do Porto de Aveiro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.