Início / Agricultura / Extracto de tomate, alimento básico da Dieta Mediterrânica, pode combater o cancro do estômago
tomate industria 01

Extracto de tomate, alimento básico da Dieta Mediterrânica, pode combater o cancro do estômago

Um novo estudo mostra que os extractos das distintas espécies de tomate do Sul de Itália, nomeadamente San Marzano e Corbarino, inibem o desenvolvimento celular do cancro do estômago e seus efeitos malignos. Este estudo do Oncology Research Center of Mercogliano (CROM) abre caminho para futuros estudos dirigidos a pôr em prática hábitos saudáveis não só como prevenção, mas também como possível complemento às terapias convencionais.

“O seu efeito anti-tumor parece não estar relacionado com compostos específicos, como o licopeno [substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate], mas sugere que os tomates deveriam ser considerados na sua totalidade”, explica a investigadora daquele centro de pesquisa italiano, Daniela Barone, uma das principais autoras do trabalho.

O estudo, publicado na revista científica Journal of Cellular Physiology, detalha os resultados de Daniela Barone e Letizia Cito, do grupo de investigação dirigido pelo professor Antonio Giordano, do Instituto Nacional do Cancro de Nápoles, Fundação Pascale, CROM.

O cancro mais comum do Mundo

O cancro do estômago é um dos mais comuns do Mundo e está associado a causas genéticas, a infecção pela Helicobacter pylori e a hábitos de alimentação, como o consumo de alimentos fumados e salgados.

Os tomates consomem-se em todo o Mundo e são um alimento básico da dieta mediterrânea, a qual se crê que reduz o risco de sofrer de cancro. Noutros estudos, também se analisaram diversos componentes do tomate pela sua capacidade de neutralizar o desenvolvimento de tumores em sistemas experimentais, embora poucos estudos tenham analisado os efeitos dos tomates na sua totalidade.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

vindima 01 vinha

Ministério da Agricultura duplica apoios do VITIS com mais 40 M€

O Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos, acaba de anunciar que duplicou a …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *