Início / Empresas / DGRM e Ordem dos Despachantes Oficiais estudam oportunidades da digitalização

DGRM e Ordem dos Despachantes Oficiais estudam oportunidades da digitalização

A DGRM — Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e os representantes da Ordem dos Despachantes Oficiais estão a estudar as oportunidades que a digitalização proporciona para a melhoria dos procedimentos e desenvolvimento de novos métodos de trabalho.

Desde logo, a plena integração dos Despachantes Oficiais na nova Janela Única Logística (JUL) ao longo de toda a cadeia de transporte, foi um dos principais temas em debate, tendo sido possível acordar os objectivos para o desenho e implementação das novas funcionalidades em suporte digital. O papel desempenhado pelos Despachantes Oficiais é essencial para a celeridade na introdução no território das mercadorias oriundas de países terceiros, bem como na exportações de bens.

Pescas

Também a área das pescas requer uma forte relação entre a DGRM e os Despachantes Oficiais, nomeadamente no que respeita à importação/exportação de pescado de e para países terceiros, quer por via marítima em contentores refrigerados, quer por rodovia e transporte aéreo.

A articulação de procedimentos com os Postos de Inspecção Fronteiriça e as Alfandegas são um aspeto da maior importância na actuação dos Despachantes Oficiais, existindo nesta área enormes oportunidades de simplificação de procedimentos e interoperabilidade entre os sistemas das várias entidades.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Agricultores esclarecem ambientalistas: “intensificação da cultura do olival não descura processos ecológicos”

A intensificação da agricultura, em particular do olival, tem sido alvo de notícias atrás de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.