Início / Agricultura / Confagri pede identificação das necessidades de investimento em equipamentos de rega para prevenir escaldão dos frutos

Confagri pede identificação das necessidades de investimento em equipamentos de rega para prevenir escaldão dos frutos

O Ministério da Agricultura quer conhecer as necessidades dos agricultores para combater a seca. Mas a Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal quer mais.

A Confederação solicita a identificação das necessidades de investimento em captações e equipamentos de rega para prevenir o escaldão dos frutos.

Questionário nas DRAP

Ontem, 4 de Abril, o Ministério da Agricultura informou que as Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) vão disponibilizar um formulário de identificação de necessidades, a preencher pelos agricultores até ao próximo dia 15 de Maio.

A Confagri, considerando “o histórico da situação de seca agrometeorológica e hidrológica verificada no pretérito ano em Portugal continental, com elevados prejuízos causados também nos sectores da fruticultura e da viticultura, com as plantas a sofrerem de escaldão por incapacidade em combater as elevadas temperaturas por estas se encontrarem em stress hídrico, solicitou ao secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, coordenador do Grupo de Trabalho de assessoria técnica à Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que preveja igualmente o lançamento de um aviso para a identificação das necessidades especificas de investimento em captações e equipamentos de rega para as culturas permanentes”.

Esta medida do Ministério da Agricultura inscreve-se no âmbito da actividade da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, constituída pelo Governo para acompanhar, de forma permanente, o impacto da situação de seca no terreno, em cada momento.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Vitas lança em Portugal os Innovation Awards Roullier 2020. Candidaturas abertas

A Vitas Portugal informa que os Innovation Awards Roullier 2020 têm candidaturas abertas até às …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.