Início / Agenda / Concurso Internacional de Azeites da Ovibeja aceita entrega de análises até 20 de Março

Concurso Internacional de Azeites da Ovibeja aceita entrega de análises até 20 de Março

O prazo para entrega de amostras que concorrem ao 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Crédito Agrícola Ovibeja foi prolongado até o próximo dia 20 de Março.

De acordo com o regulamento, “os azeites virgem extra admitidos a concurso devem pertencer à campanha 2017/2018 e cumprir os requisitos de qualidade e genuinidade estabelecidos”.

Condições

Os azeites apresentados a concurso devem ser provenientes de um lote homogéneo de, pelo menos, 3.000 litros e estarem armazenados num único depósito. Cada concorrente só poderá apresentar, a concurso, um Azeite Virgem Extra em cada categoria.

As categorias são Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro.

Cumprindo as normas do COI

O Concurso Prémio Crédito Agrícola Ovibeja cumpre as normas estabelecidas pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), relativamente “às condições de recolha, armazenamento e selecção de amostras”.

Entre o rigor das normas destaca-se a autenticação das amostras por uma entidade idónea independente, o uso de recipiente de vidro escuro, sem rótulo e com sistema de abertura inviolável, o uso de um código de identificação anónimo, sendo os azeites ainda acompanhados de uma análise química e de uma análise organoléptica emitida por um painel reconhecido pelo COI.

O Concurso é organizado pela ACOS – Agricultores do Sul, em parceria com a Casa do Azeite, conta com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

CNCFS leva Seminário sobre a Alfarroba a Loulé. Entrada gratuita

O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) organiza um Seminário sobre a Alfarroba, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.