O prazo para entrega de amostras que concorrem ao 8º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Crédito Agrícola Ovibeja foi prolongado até o próximo dia 20 de Março.
De acordo com o regulamento, “os azeites virgem extra admitidos a concurso devem pertencer à campanha 2017/2018 e cumprir os requisitos de qualidade e genuinidade estabelecidos”.
Condições
Os azeites apresentados a concurso devem ser provenientes de um lote homogéneo de, pelo menos, 3.000 litros e estarem armazenados num único depósito. Cada concorrente só poderá apresentar, a concurso, um Azeite Virgem Extra em cada categoria.
As categorias são Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro.
Cumprindo as normas do COI
O Concurso Prémio Crédito Agrícola Ovibeja cumpre as normas estabelecidas pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), relativamente “às condições de recolha, armazenamento e selecção de amostras”.
Entre o rigor das normas destaca-se a autenticação das amostras por uma entidade idónea independente, o uso de recipiente de vidro escuro, sem rótulo e com sistema de abertura inviolável, o uso de um código de identificação anónimo, sendo os azeites ainda acompanhados de uma análise química e de uma análise organoléptica emitida por um painel reconhecido pelo COI.
O Concurso é organizado pela ACOS – Agricultores do Sul, em parceria com a Casa do Azeite, conta com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.
Agricultura e Mar Actual