Início / Agricultura / BioProdutores: Novo agrupamento de agricultores biológicos nasce em Penafiel

BioProdutores: Novo agrupamento de agricultores biológicos nasce em Penafiel

O lançamento oficial da BioProdutores, um agrupamento de agricultores em modo biológico vai acontecer na tarde do dia 12 de Setembro, em Penafiel. O evento terá lugar no Auditório do Museu Municipal de Penafiel, entre as 14 horas e as 17h30.

Pretende-se com a realização desta sessão dar a conhecer a BioProdutores, um projecto que visa a captação e apoio ao desenvolvimento de produtores agrícolas em Modo de Produção Biológico, e aumentar a oferta de produtos agrícolas e agro-alimentares obtidos em produção biológica.

Iniciativa da Biocheers

A criação da BioProdutores surge por iniciativa da Biocheers, uma empresa certificada e reconhecida no segmento de produção, comercialização e distribuição de produtos biológicos certificados.

A actividade da BioProdutores incidirá maioritariamente sobre três públicos-alvo:

  • Produtores agrícolas em modo biológico, já certificado, ou em processo de certificação;
  • Produtores em modo convencional, que querem converter a exploração para modo biológico;
  • Pessoas que queiram iniciar a carreira de agricultor, produzindo em modo biológico.

Cluster

Enquanto cluster (grupo) de agricultores com objectivos comuns, a Bioprodutores propõe um conjunto de serviços e uma estratégia colectiva, que dão corpo a uma solução ambiciosa para o sector da agricultura biológica em Portugal.

O programa contempla também um momento de partilha sobre o trabalho realizado na área da agricultura biológica em Portugal, potenciando a reflexão entre os desafios e as potencialidades existentes na região.

Este debate contará com a participação do secretário-geral da Comunidade Inter-municipal do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto; do presidente da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio), Jaime Ferreira; da Professora Isabel Mourão, coordenadora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de José Luís Robles, representante de Las Herrerías, empresa pioneira em sistemas de produção em modo biológico, entre outros.

Participação gratuita

Será uma tarde dedicada ao futuro da agricultura biológica em Portugal. A participação é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis, pelo que é recomendável o preenchimento do formulário de inscrição online, aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Produtividade da batata de regadio aumenta 10%. Tomate para a indústria com boas perspectivas

A apanha da batata de regadio está a decorrer e confirmam-se os aumentos de produtividade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.