Início / Featured / Açores. Director Regional das Pescas diz que gestão do sector não deve ser feita de forma isolada

Açores. Director Regional das Pescas diz que gestão do sector não deve ser feita de forma isolada

O Director Regional das Pescas dos Açores afirmou, em Lisboa, que “importa, cada vez mais, investir na capacitação dos marítimos e dos pescadores”, considerando que “a solução passa por encarar a actividade da pesca de uma forma mais holística”.

Luís Rodrigues salientou que a pesca “não deve ser gerida de forma isolada, na medida em que também é educação, qualificação, turismo, cultura, ou seja, intersecta vários sectores”.

5 M€ para Desenvolvimento Local de Base Comunitária

Neste sentido, referiu que o Governo dos Açores, através do Orçamento da Região e de fundos comunitários, disponibilizou cinco milhões de euros para a criação de medidas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, nomeadamente os Grupos de Acção Local da Pesca, e para o desenvolvimento de parcerias entre investigadores e pescadores.

O Director Regional das Pescas falava sábado, Dia Nacional do Mar, num fórum de discussão organizado pela PONG-Pesca, uma plataforma de organizações não governamentais portuguesas sobre a pesca que está a celebrar 10 anos de existência.

Formação

Na sua intervenção, Luís Rodrigues elencou algumas das iniciativas desenvolvidas pelo Governo dos Açores orientadas para a formação e aprendizagem dos marítimos, para a valorização dos produtos da pesca e para a produção de conhecimento que permita proteger o Mar dos Açores.

“Cerca de dois milhões de euros é quanto investimos, este ano, nestas três prioridades, o que representa bem a determinação do Governo Regional”, afirmou.

Neste evento, que contou com participação de António Pinho, Conselheiro para as Pescas, Gonçalo de Carvalho, da PONG-Pesca, Lisa Borges, da consultora FishFix, Monica Verbeek, da Seas at Risk, e Rita Sá, da WWF, foram debatidos temas como ‘As pescas em Portugal e na UE depois de 2020’ e ‘O Mar em Português – que futuro?’.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Governo dos Açores promove formação a colaboradores do projecto Life Vidalia

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, através da Direcção Regional do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.