Início / Agenda / Vigo recebe Conselho Informal de Ministros das Pescas da UE a 17 e 18 de Julho
© EFE/Salvador Saas

Vigo recebe Conselho Informal de Ministros das Pescas da UE a 17 e 18 de Julho

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participam no Conselho Informal de Ministros das Pescas da União Europeia (UE), nos próximos dias 17 e 18 de Julho, no Palácio de Congressos Mar de Vigo. em Espanha.

Esta reunião informal, que terá como tema “Investimentos para a sustentabilidade do sector das pescas: rumo à descarbonização”, visa analisar novas alternativas económicas e tecnológicas que respondam ao desafio da descarbonização progressiva do sector das pescas da UE, informa uma nota de agenda do Ministério da Agricultura.

Nesta ocasião, será também discutida a necessidade de se promoverem investimentos ao nível da sustentabilidade, inovação e digitalização na frota pesqueira da EU.

Sustentabilidade ambiental

Segundo a Presidência espanhola da União Europeia, “o objectivo é que a frota e a aquicultura europeias possam gradualmente adaptar-se à sustentabilidade ambiental de forma a cumprir um dos desafios do Pacto Verde Europeu: deixar de produzir emissões líquidas de gases com efeito de estufa em 2050 sem causar danos económicos graves e compatibilizá-lo com sua lucratividade socioeconómica”.

O encontro de Vigo servirá para os ministros europeus das Pescas definirem as suas posições e argumentos que permitirão à frota e à aquicultura conhecer os principais eixos em que se deve assentar a sua adaptação à redução de emissões. Vão analisar os elementos disponíveis hoje e aqueles que o desenvolvimento tecnológico e a inovação procuram, especialmente nas fontes de energia renováveis ​​e na construção de embarcações energeticamente mais eficientes.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Agrogaia promove visita a quintas de agricultura biológica. Participação gratuita com transporte assegurado

Partilhar              O projecto Agrogaia realiza a primeira visita a duas quintas biológicas — Quinta do Ameal …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.