Início / Agricultura / Vetlima recomenda Eletrólitos Extra para combate ao stress térmico em aves e suínos

Vetlima recomenda Eletrólitos Extra para combate ao stress térmico em aves e suínos

A Vetlima — Sociedade Distribuidora de Produtos Agro-Pecuários aconselha o alimento mineral Eletrólitos Extra como uma solução contra o stress térmico em aves e suínos. Este alimento mineral dietético contém cloreto de sódio, cloreto de potássio; bicarbonato de sódio, dextrose e sulfato de magnésio.

“Os electrólitos são minerais que, dissolvidos em água, se dissociam em iões com carga eléctrica e estão envolvidos em processos fisiológicos dos animais. A sua utilização na produção é importante, seja de forma preventiva ou na recuperação dos animais”, refere fonte institucional da Vetlima.

E adianta que, nas aves, “a sua utilização preventiva na primeira semana de alojamento de pintos do dia melhora significativamente a uniformidade, ganho de peso e viabilidade dos animais nesse período”, enquanto que “em suinicultura, o uso preventivo em leitões no período de agrupamento de lotes na recria reduz o stress, melhora o ganho de peso e a uniformidade dos lotes”, realçando que no período pré-abate de aves e suínos, “o uso preventivo reduz o stress e a perda de peso e melhora o rendimento e a qualidade das carcaças”.

Explicam ainda os técnicos da Vetlima que “quando a temperatura ambiente excede a zona de conforto térmico dos animais estamos perante uma situação de stress térmico. Este fenómeno resulta da combinação de factores ambientais e fisiológicos que desafiam a homeostase dos animais, causando efeitos adversos sua na saúde e desempenho produtivo”.

“Mesmo com climatização, o calor no Verão pode causar stress térmico e ocorrerem situações de desidratação e desequilíbrio electrolítico. A utilização de electrólitos na água de bebida tornam-se uma estratégia para mitigar esses efeitos adversos, acelerar a recuperação e assegurar o bem-estar e a produtividade dos animais”, acrescentam os técnicos da empresa.

Frangos de engorda

Por outro lado, adiantam que, nos frangos de engorda, “o seu metabolismo acelerado com elevada produção de calor, torna-os vulneráveis ao stress térmico. Com calor extremo, a sua capacidade de dissipar calor é limitada, resultando em desidratação, desequilíbrio electrolítico e até mortalidade”.

E, nos suínos, “com temperaturas elevadas reduzem o consumo de ração e aumentam a respiração para compensar, o que resulta num menor ganho de peso e eficiência alimentar, impactando negativamente os resultados zootécnicos”.

Mais informações sobre a solução Eletrólitos Extra, em pó solúvel, disponível em embalagens de 100 gramas de 1 kg, aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PJ detém mulher suspeita de cinco incêndios em Alvaiázere

Partilhar              A Polícia Judiciária informa que, através da Directoria do Centro, com a colaboração da Guarda …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.