Início / Agricultura / V Fórum da Pioneer Indoor. Plataforma de sementes da Corteva junta mais de 700 agricultores em Santarém

V Fórum da Pioneer Indoor. Plataforma de sementes da Corteva junta mais de 700 agricultores em Santarém

A Corteva Agriscience, empresa líder no sector agrícola em tecnologia aplicada a sementes, protecção de culturas e agricultura digital, celebrou em Santarém o seu IV Fórum Indoor que ocorre a cada dois anos, sob a marca Pioneer, que dá nome à plataforma de sementes da empresa. Um evento, que se tornou um ponto de encontro obrigatório para os principais players do sector da agricultura extensiva em Portugal, garante a empresa.

Agricultores, técnicos, entidades oficiais, distribuidores, parceiros e todos os protagonistas de um sector fundamental para a economia portuguesa, reuniram-se no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, para acompanhar as intervenções dos principais oradores deste sector.

No discurso de boas-vindas, Luís Grifo, director comercial de sementes da Corteva Agriscience em Portugal, destacou que “o objectivo fundamental deste encontro foi debater e apresentar soluções para capacitar os empresários agrícolas a enfrentar os novos desafios que se colocam aos empresários agrícolas na conjuntura actual”.

O evento foi articulado através de dois grupos de debate. O primeiro deles, celebrado sob o título “Uso eficiente da água e da energia na agricultura” foi moderado por Pedro Santos, da Consulai – Consultadoria Agro-Industrial, e contou com a participação de João Coimbra (agricultor) e José Núncio (presidente da Fenareg — Federação Nacional de Regantes de Portugal) tendo-se centrado numa primeira fase na gestão de energia em toda a cadeia de produção agrícola, e posteriormente na abordagem da reserva nacional de água como principal fonte de energia e o esforço necessário a ser realizado pelos produtores agrícolas nas explorações para a incorporação de uma gestão mais eficiente dos recursos naturais de água e energia.

O segundo grupo, moderado por José Diogo Albuquerque, do blog de cópia de notícias Agroportal, com apresentação de David Gouveia (GPP — Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura), focou-se na análise dos “mercados agrícolas e conjuntura actual-cereais”, marcada pela grande instabilidade da guerra na Europa, em período pós pandémicos e com os desafios já existentes das alterações climáticas e limitações no acesso a alguns mercados fundamentais.

A jornada foi concluída por Eduardo Diniz (GPP) que se centrou na revisão do plano europeu da Política Agrícola Comum (PECPAC 2023-2027).

Luís Grifo, da Corteva, destacou ainda a importância deste tipo de fóruns de debate e agradeceu ao público, moderadores, oradores e co-patrocinadores pelas suas contribuições num evento em que a “Corteva quis lançar novamente luz sobre os desafios presentes e futuros, renovando o seu compromisso com os produtores e os consumidores”.

Novas soluções apresentadas

No encontro, novas ferramentas digitais da Corteva, o biostimulante BlueN, herbicida para milho, ou novos híbridos de milho da Pioneer tolerantes ao Cephalosporium foram algumas das soluções inovadoras apresentadas.

Do mesmo modo, os porta-vozes de Corteva e da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal lembraram os participantes que o programa TalentA de apoio às mulheres rurais já abriu o prazo de candidatura e encorajaram todas as mulheres do sector a apresentarem os seus projectos e tentar vencer um dos 3 prémios disponíveis.

Pioneer Distinção

Durante o período do almoço, foram atribuídos os “Pioneer Distinção”, que visam homenagear entidades e pessoas ligadas ao sector agrícola que pela sua actividade e percurso profissional muito contribuíram para a valorização desta actividade económica. Foram distinguidos com forte aclamação Joaquim Pedro Torres, Fernando Carpinteiro Albino, João Vicente Saldanha, João Monteiro Coimbra, Mário de Carvalho, Maria do Amparo, Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo e CAP.

Os debates decorreram no grande auditório do CNEMA e, no mesmo complexo do evento, os diferentes patrocinadores (Forte, Hidrosoph, Montepio Crédito, Repsol e Tecniferti) aproveitaram a ocasião para apresentar as suas novidades no recinto anexo.

O evento terminou com uma prova de vinhos e um magusto patrocinado pela Camara Municipal de Santarém com a presença do maior assador de castanhas do Mundo, da Camara Municipal de Vinhais.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Opinião Confagri. Cooperativismo: um setor para o futuro!

Partilhar              Opinião de Nuno Serra, Secretário-Geral Adjunto da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas Existe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.